Destino de Sonho à “porta de casa”
Destino de Sonho à “porta de casa”
Destino de Sonho à “porta de casa”
Destino de Sonho à “porta de casa”
Destino de Sonho à “porta de casa”
Destino de Sonho à “porta de casa”
Destino de Sonho à “porta de casa”

Destino de Sonho à “porta de casa”

Formentera: o último paraíso hippie do Mediterrâneo

É uma das ilhas mais exclusivas de Espanha, as suas águas azul-turquesa facilmente nos transportam para paragens como a Polinésia Francesa ou as Maldivas, e tudo graças a uma alga. Formentera é a mais pequena ilha do arquipélago das Baleares, com uma paisagem natural única que a transforma no último paraíso do Mediterrâneo.

Não tem pista de aviação e no porto de La Savina não cabem mais do que dois ferry’s. Em compensação tem das praias mais românticas do mundo, um farol onde a memória das grandes aventuras de Júlio Verne ainda se encontra viva. Para a alcançar temos de partir de Valença, Ibiza, Barcelona ou Maiorca, em catamarãs bem-dotados da Balearia.

Formentera é uma das ilhas que compõem a comunidade autónoma das Baleares, arquipélago formado por dois conjuntos de ilhas: as Ilhas Pitiusas, aglomerado formado por Ibiza, Formentera e um par de ilhotes, já o segundo grupo é composto pelas maiores ilhas da comunidade autónoma, Maiorca, e Menorca, conhecidas como as ilhas Gimnesias.

Pelas costas de Formentera caminharam homens da Idade do Bronze, gregos e fenícios, foi um dos palcos privilegiados das guerras Púnicas, que opuseram romanos a cartagineses, passou para mãos hispânicas através do reino de Aragão e, durante longos períodos da Idade Média esteve desabitada.

Só no séc. XX é que a ilha, que mais parece um fémur visto do ar, conheceu, finalmente um novo dinamismo populacional.

Durante a II Guerra foi refúgio para a elite italiana, crescendo a partir daí um amor transalpino por esta ilha. Foi neste período que nasceu a lenda de que Julio Verne teria vivido em Formentera e que esta teria inspirado a sua obra “Héctor Servadac”. Existe inclusivamente uma passagem do livro, em que uma das personagens principais estuda os astros a partir “do ponto mais alto de Formentera”, e que muitos aludem ao Farol de La Mola, lugar onde em 1978 foi inaugurado um monumento evocativo ao génio literário do autor de “A Volta ao Mundo em 80 Dias” ou as “20 Léguas Submarinas”.

Farol de La Mola

Monumento de Júlio Verne no Farol de La Mola

Fotografia | Monumento de Júlio Verne no Farol de La Mola - Em 1978, foi erguido um monólito ao lado do imponente Farol de La Mola, no leste da ilha de Formentera. O monumento tem duas placas que prestam homenagem e mostram gratidão ao brilhante escritor francês Jules Verne.

Mas se a história deste pequeno canto de Espanha cabe num opúsculo, as maravilhas das suas praias, salinas, baías e calas conseguem encher dúzias de revistas de promoção turística: Migjorn, o mais extenso areal da ilha, praia de Tramuntana, Borrás, Cala Saona, Levante e, por último, a mais especial de todas, a praia de Ses Illetes.

Praia Migjorn em Formetera

Praia Cala Saona Formentera

Praia ss Illetes em Formetera

De costas voltadas para a praia do Levante e de frente para Ibiza, a beleza azul e cristalina das suas águas é um postal feito de ondas rasas e um azul que só conseguimos imaginar em paragens bem mais distantes. Classificada como Património Natural da Humanidade pela UNESCO, a costa norte de Formentera é o lar da alga [planta] Posidónia Oceânica, espécie endémica do Mar Mediterrâneo mas que encontra nesta praia as condições ideais para proliferar, oferecendo em troca a sua capacidade de purificar as águas, conferindo às mesmas uma limpidez translúcida única.

Posidónia Oceânica

Fotografia | Save Posidonia Formentera

Mas não se pense que Formentera é só natureza, onde cada pôr-do-sol é único. Esta ilha respira uma atmosfera que mistura new age com vestes e sonoridades “made in Woodstock” e é, definitivamente, o lugar com a maior concentração de scooters do mundo, numa atmosfera relaxante e meditativa, interrompida apenas pelo frenesim do mercado hippie de La Mola, as noites loucas de La Savina, as festas alegres fomentadas pelos milhares e milhares de turistas italianos que, ano após ano, exploram aquele que foi o refúgio preferido dos seus avós e pais.

feira hippie de la mola

Feira hippie de La Mola 
A feira hippie em torno do vilarejo El Pilar de la Mola acontece todas as quartas-feiras e aos domingo à tarde. Encontra objetos e roupas cheios de personalidade.

Vale a pena descobrir Formentera, a mais encantadora das ilhas do Mediterrâneo.


Eu fiquei com vontade de mergulhar nestas águas cristalinas e conhecer todas as tradições da ilha... E você? Visite este fantástico destino, encontre o seu alojamento em Formentera  AQUI

Gostou do texto? Deixe abaixo a sua reação... smiley