Duas Procuras, Dois Artistas

Duas Procuras, Dois Artistas

“Duas procuras, dois artistas”. Ricardo Pettermann Laires e João Amoêdo Pinto, dois pintores diferentes unidos pela primeira vez. A exposição está patente de 4 a 18 de dezembro na Xuventude de Galícia - Centro Galego de Lisboa, em Lisboa.

A Mostra reúne cerca de 30 peças dos dois autores, assentes nas suas próprias visões, com o caráter próprio e a exploração plástica de cada um. Ricardo Pettermann Laires e João Amoêdo Pinto consideram que embora sejam artistas distintos existe harmonia entre ambas as abordagens e um mesmo sentido de procura interior.

Olga e Sousa curadora

A exposição “Duas procuras, dois artistas”, tem a curadoria da Marchand D`Art Olga e Sousa, que trabalhou no sentido de criar integração entre as peças dos dois artistas, embora a exposição tenha o espaço bem definido para cada um dos artistas.

“Dois pintores de gerações e experiências emocionais diferentes expõem a sua arte, numa articulação expressiva que resulta complementar e de certo modo sinérgica.

Há uma transversalidade na procura de sentido para a vida em ambos, tendo João Amoêdo Pinto uma atitude mais definitiva, expressa numa arte talvez mais dura, pelo traço e cor, numa entrega ou resposta quase informativa. Exprime a sua rutura com as certezas absolutas. A sua obra tem nome, os seus quadros um título, como uma impressão digital e um caráter próprio, revelando o seu estado de espírito. (...)

Ricardo Pettermann Laires mantém ao longo da sua carreira artística uma característica interrogativa, que emana para o exterior numa procura de respostas que partilha com quem observa. Olhando a sua arte sentimos na sua busca o significado de uma agitação interior, emocional, psicológica e até filosófica, numa cúmplice continuidade entre a emoção de recriar o facto, e de com ele se evadir pela arte plasmada na tela. Os seus quadros em grande parte sem título traduzem justamente a vontade de complementaridade entre o artista e o observador que se questionam numa perfeita simbiose. (...)

Leonor Duarte de Almeida - Médica oftalmologista e escritora

Nota biográfica

Ricardo Pettermann Laires e João Amoêdo Pinto

Ricardo Pettermann Laires

Nasceu em Lisboa a 4 de julho de 1948, Licenciado em Medicina e Oftalmologista. Frequentou os cursos de desenho e pintura no Instituto de Artes e Ofícios da UAL de Lisboa,orientados pelo Prof.José Mouga (2009-2015). Participou em várias exposições entre 2011 e 2020. Ricardo Pettermann Laires está representado em várias coleções particulares em Lisboa, Porto, Aveiro, Portimão, Loulé, Madrid, Bruxelas, Amsterdão, Berlim e Califórnia.

João Amoêdo Pinto

João Amoêdo Pinto

Nasceu em Lisboa, em 1967, e nesta cidade viveu a maior parte da sua vida. Cresceu numa família de arquitetos, colecionadores de arte e artistas, o que lhe proporcionou entrar em contacto com o mundo da arte ainda muito jovem. Desenvolveu a sua expressão artística entre 1989 e 1994, quando o design e a publicidade (a sua profissão) o desafiaram a desenvolver a sua criatividade de uma forma diferente.

Em 2017, mudanças profundas na sua vida, juntamente com uma procura de crescimento emocional e espiritual, trouxeram-no de volta à expressão artística.

O trabalho de João Amoêdo Pinto é ditado pelo seu estado espiritual mais profundo:

“Quando olho para o meu trabalho, seja com raiva, desapego, preocupação, alegria ou dor, faço-o sempre com entrega. Autodidata como artista, para mim, os temas são “insights” que refletem a minha cultura, estado de espírito, alma e experiências de vida, assim como a minha busca interior”.

João Amoêdo Pinto

Participou em diversas exposições desde janeiro de 2019, na Carrasco Art Gallery, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, no Óriq - Colectivo Artístico, entre outros espaços de promoção e dinamização artística e cultural.

João Amoêdo Pinto tem obras em colecções privadas em Lisboa, East Hampton - New York, Cannes e Liburn - Georgia. O artista foi Convidado a expor na Contemporary Venice 2020 (Feira de arte contemporânea de Veneza).

Assista ao momento de abertura da exposição "Duas Procuras, Dois Artistas", com apresentação da Marchand D`Art Olga e Sousa.

Quando e onde pode ver a exposição “Duas Procuras, Dois Artistas”?

A exposição estará aberta ao público de 4 a 18 de dezembro de 2021, na associação Xuventude de Galícia - Centro Galego de Lisboa.

Horário
2.ª a 6ª, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 20h00
Sábado, das 14h00 às 18h00
Encerra ao domingo.

 

[Em Atualização]