As Praias Mais Bonitas de Portugal
As Praias Mais Bonitas de Portugal
As Praias Mais Bonitas de Portugal
As Praias Mais Bonitas de Portugal
As Praias Mais Bonitas de Portugal
As Praias Mais Bonitas de Portugal
As Praias Mais Bonitas de Portugal
As Praias Mais Bonitas de Portugal
As Praias Mais Bonitas de Portugal

As Praias Mais Bonitas de Portugal

É um dos países da Europa com maior extensão de costa. Portugal guarda algumas das mais belas praias do mundo e muitas delas não se encontram no Algarve. Areais intermináveis, enseadas, baías, e até poços, escondem maravilhas naturais nem sempre de fácil acesso, mas que valem a pena explorar em tempo de férias.

Portugal é conhecido por ser “um paraíso à beira-mar plantado”. Se ao Norte e a Leste, a “vizinha” Espanha nos mantém, ora protegidos, ora distantes (no passado) do que de mais importante se passava no resto do Velho Continente, este canto mais ocidental da Europa vê, a oeste, um mar enorme sem fim, o mesmo que nos proporcionou novos horizontes e uma epopeia só ao alcance das maiores façanhas da Humanidade.

A nossa costa é de uma extensão impressionante: tem 943 km no território continental, 667 km nas Ilhas de Bruma (arquipélago dos Açores), 250 km na “Pérola do Oceano” (a Madeira) onde incluem também as Ilhas Desertas, as Ilhas Selvagens e a Ilha de Porto Santo. Portugal tem a décima terceira maior costa litoral da Europa (em 51 países) e o 60º no top -100 de países com maior extensão litorânea.

Troia

Fotografia ► Troia

Para termos uma ideia da dimensão do nosso areal, importa assinalar que a maior praia da Europa e a terceira maior do mundo encontra-se em Portugal. São 65 quilómetros, sem qualquer interrupção geológica, desde a Península de Troia, junto a Setúbal, a norte, até à praia de Melides, na costa alentejana, mais concretamente no concelho de Grândola, que, refira-se, a título de curiosidade, detém 45 quilómetros dessa extensão total.

A natureza foi generosa, produzindo verdadeiros paraísos que hoje em dia são alvo de “peregrinação” balnear a cada verão.

Não é fácil criar uma lista dedicada às mais bonitas praias do nosso Portugal.

Como se costuma assinalar, “o gosto é relativo”, mas quando nos habituamos a explorar o que de melhor Portugal e o resto do mundo tem para oferecer no que às maravilhas naturais diz respeito, vamos criando um sentido estético que nos faz elencar facilmente o lote restrito de areais mais especiais, no que toca à beleza e morfologia da paisagem, mas também no que concerne ao seu tipicismo cultural e o património presente.

Nazaré

Fotografia ► Nazaré

Por essa razão começo por assinalar, em primeiro lugar, a praia da Nazaré, com vista para o sítio onde D. Fuas Roupinho cravou as patas do seu cavalo, em que as mulheres de sete saias ainda secam o peixe e onde os mais destemidos surfistas enfrentam algumas das maiores ondas do mundo.

S. Martinho do Porto

Fotografia ► S. Martinho do Porto

De seguida rumo a São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça. Para muitos é a praia mais bonita de Portugal, com um desenho único na Europa, em forma de ferradura. Até ao séc. XIX um importante porto marítimo, mas atualmente os cerca de três mil habitantes vivem quase exclusivamente do turismo. O formato da sua baía permite que as águas se mantenham calmas e a sua praia livre de ventos, por intervenção protetora das arribas que circundam o areal (apesar de não conseguir impedir que densos nevoeiros assolem S. Martinho, para desespero dos banhistas). Um destino de tal maneira especial que inspirou a visita de vários monarcas portugueses, entre eles D. Carlos, que terá confessado: 

“Tenho viajado muito em Portugal e no Estrangeiro, mas não conheço nada mais lindo do que São Martinho do Porto”.

A praia “Osso da Baleia”, localizada numa enseada entre a Ponta de Sagres e Cabo de São Vicente, no Algarve, é um extenso areal protegido por falésias e dunas quase virgens, proporcionando uma paisagem inspiradora e umas vistas desafogadas, ao ponto de conseguir-se avistar, claramente, a velha fortaleza de Sagres, construída no séc. XVI, no período áureo das descobertas marítimas.

Praia D. Ana Lagos

Fotografia ► Praia D. Ana Lagos

Ainda no Algarve, vale a pena incluir nesta lista a praia da Lagoa, um recanto preservado do melhor que a natureza pode proporcionar. É uma praia com um cenário edílico, enquadrada pela falésia esculpida pela erosão do vento e do mar. É considerada pela grande maioria das revistas especializadas em turismo como uma das mais bonitas praias do mundo.

Praia de Benagil

Fotografia ► Praia de Benagil

Também na Lagoa, importa desvendar a praia de Benagil. Apenas acessível por mar, o seu pequeno areal parece escondido no fundo de um poço. É muito procurada pelos amantes da fotografia.

Praia de Porto Santo

Fotografia ► Praia de Porto Santo

Como esta lista não segue um percurso geográfico, mas sim uma opinião muito pessoal, damos um salto ao arquipélago da Madeira e ajuntamos à lista a maravilhosa praia de Porto Santo. Conhecida sobretudo pelas suas areias douradas, estende-se por nove quilómetros. É procurada por turistas das mais variadas proveniências, à procura de comprovar as teses científicas que defendem que as suas areias têm propriedades terapêuticas, quer para doenças reumáticas, quer ortopédicas.

A seguinte praia é uma daquelas pérolas escondidas, de difícil acesso, mas encantadora do princípio até ao fim. A praia dos Galapinhos, aos pés da serra da Arrábida, para além de oferecer um areal tranquilo e águas translúcidas, permite uma observação invejável de espécies marinhas, tanto dentro de água, com destaque para os golfinhos que procuram a foz do Sado, como para a imensa variedade de aves que escolhem este local para constituir família.

Em Odemira encontra-se uma das minhas praias de eleição: a praia do Almograve. Um areal que vive numa espécie de clima de aldeia típica da costa alentejana, guardado por arribas de xisto e dunas. E como a energia elétrica, nestas paragens, parece ser de outro tempo, não raras vezes, Almograve fica às escuras, proporcionando uma extraordinária observação das estrelas sobre o mar, quase como se estas se refletissem no cristalino das águas.

Praia da Apúlia

Fotografia ► Praia da Apúlia

E para não se pensar que apenas o centro ou o sul do nosso país é que saíram beneficiados pela mão especial da Criação, importa assinalar que a norte do rio Douro a costa portuguesa dá-nos a conhecer também fabulosas extensões onde destaco, em primeiro lugar a praia da Apúlia, no concelho de Esposende, não só pela beleza da praia, mas também pela tipicidade dos seus moinhos de vento. Pontuando a paisagem, estes velhos moinhos, agora recuperados, já não moem o cereal, mas continuam a ser a marca indelével da relação desta terra com a sua cultura ancestral, a par da atividade dos sargaceiros que ainda hoje se mantém.

Praia Moledo em Caminha

Fotografia ► Praia Moledo em Caminha

A última praia da lista, também se encontra a norte e espreita a Galiza. A praia de Moledo, em Caminha, é um areal branco com vista para o monte (e castro de Santa Tecla), no lado de lá do rio Minho e para o forte da Ínsua, construído no séc. XVII aquando do reinado de D. João IV, em plena guerra da Restauração. Apesar de já não apresentar o esplendor de eras passadas, ainda hoje é possível subir a bordo do barco de um qualquer pescador de Moledo, que, a troco de muito pouco, nos leva a descobrir esta estrutura militar. 


Gostou do texto? Deixe abaixo a sua reação... smiley


Ver também |

As Dunas são Património Natural

As Dunas são Património Natural

 
Férias em agosto: Sim ou Não?
Férias em agosto: Sim ou Não?

Viaje em Portugal... Alojamentos  AQUI