Quem pode Viajar para os EUA?

Quem pode Viajar para os EUA?

Viajar para os EUA...

Quando a OMS anunciou que o coronavírus tinha atingido o status de pandemia, a administração americana proibiu todas as viagens aéreas e marítimas com a Europa e uma série de países.

Trump acusou a União Europeia de ter falhado na forma como lidou com a situação, por não ter fechado as suas fronteiras de forma atempada com a China. Segundo o ex-presidente, a imprudência Europeia fez disparar o número de infetados nos Estados Unidos.

Corria o dia 11 de março de 2020 quando o atual ex-presidente Trump justificou o fecho de fronteiras como sendo o esforço mais agressivo e abrangente na história moderna, para enfrentar o “vírus estrangeiro”. Ele parecia estar confiante que, dessa forma, iria conseguir reduzir significativamente o nível de contágio, derrotando rapidamente o vírus e consequentemente proteger os cidadãos americanos.

Em ano de eleições, todos os discursos sensacionalistas do “lunático” presidente americano tinham simplesmente como objetivo arranjar bodes expiatórios, a culpa era sempre dos países estrangeiros, a América, ao contrário do resto do mundo, fazia sempre tudo bem.

Após ano e meio de “lockdown”, a Casa Branca, no passado dia 20 de setembro, anunciou que os EUA vão abrir as suas fronteiras. Uma decisão há muito aguardada, principalmente por famílias divididas entre vários países, companhias de aviação e pelos operadores de turismo.

Perguntas e respostas mais frequentes:

O fim do bloqueio dos EUA é dirigido a que países?

O bloqueio será levantado para os viajantes provenientes do Reino Unido, Irlanda, dos 26 países do espaço Schengen (Europa), China, Índia, África do Sul, Irão e Brasil.

Quem poderá viajar para os EUA?

Os estrangeiros oriundos dos países acima mencionados, será necessário apresentarem prova de vacinação antes da viagem. Será também exigido um teste covid negativo realizado nas 72h antes do início da viagem.

Quando vai entrar em vigor o fim do bloqueio?

A administração Biden até ao momento ainda não definiu uma data exata, apenas afirmou que vai acontecer nos primeiros dias do próximo mês de novembro.

Será necessário fazer-se quarentena?

Não será exigido nenhum tipo de quarentena aos viajantes dos países acima mencionados.

E em relação às crianças?

As crianças que ainda não são elegíveis para receber a vacina (idade inferior a 12 anos) estarão isentas da exigência de vacinação.

E em relação ao México e Canadá?

As decisões agora divulgadas pelas autoridades americanas, não abrangem viagens terrestres com origem no Canadá e no México. O bloqueio com esses dois países vai continuar em vigor, com exceção das viagens que sejam consideradas essenciais.

Que vacinas serão aceites pelos americanos?

A decisão final sobre quais vacinas serão aceitas ou não, cabe ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

O CDC considera alguém totalmente vacinado com quaisquer vacinas aprovadas ou autorizadas pela FDA e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As vacinas aprovadas pelo CDC são em muito menor número do que as aprovadas pela OMS, logo, nas próximas semanas serão necessários mais esclarecimentos por parte dos EUA.