
Deixar de fumar engorda?
O que comer se pensa em deixar de fumar?
Na minha prática clínica é cada vez mais frequente que a maioria das pessoas tem como queixa subjacente o aumento de peso. Viemos de um período de confinamento em que nem sempre tínhamos rapidamente à nossa disposição os alimentos de maior valor nutricional, podendo justificar a facilidade na mudança de hábitos e eventualmente a prática de alguns erros alimentares, neste período. No entanto, quando falamos em aumento de peso entra nesta equação não só o que se come, mas o que se desgasta e sobretudo durante o confinamento houve uma redução drástica dos passeios “a pé”, tanto na frequência como na sua duração.
Deixo-vos aqui algumas dicas que podem ajudar a perder peso e a tornar a sua vida mais saudável:
► Invista num pequeno-almoço completo;
► Almoce com calma, mastigue devagar. Saltar refeições ou uma refeição feita à pressa, passado uma hora vai dar asneira;
► Aposte nos alimentos preparados na chapa, no micro-ondas, cozidos ou cozinhados no forno desde que na sua própria gordura ou em “papelote”, e claro, pisque o olho às saladas e legumes;
► A tarde é muito grande; faça lanches “saudáveis” para não chegar ao fim do dia cansado e a “morrer de fome”;
► Evite ir para a cama logo após o jantar.
No caso específico de quem quer deixar de fumar, deve optar por alimentos que deixem o cigarro “amargo”. Nesse sentido deve preferir os vegetais, beber leite ou água gelada, e ter sempre no frigorífico “palitinhos” de cenoura, pepino ou tomate "cherry" com azeite, e quando pensar em fumar, não só o sabor, o aroma como o próprio comportamento aliviam a vontade de fumar.
Uma pergunta muito frequente é “se posso beber café”?
Se pensa em deixar de fumar deve evitar alimentos que incrementem o sabor do cigarro, como o chocolate, as carnes vermelhas, o álcool ou o café, que tanto estimula essa vontade. Deve fazer um esforço adicional para evitar o seu consumo, pelo menos nas primeiras semanas da cessação tabágica.
Fome ou ganho de peso estão nalguns casos associados à desidratação. Tenha em mente que o preconizado é a ingestão de 2 litros de água por dia para a manutenção do peso ideal, mas essa quantidade pode variar em função das características físicas de cada um e de fatores externos como o clima ou a prática desportiva.
Se precisar procure apoio médico para estabelecer o melhor plano individualizado para si e juntos caminharemos mais eficazmente para o seu peso ideal!
Autora | Daniela Fonte - Médica especialista com interesse no tratamento do tabagismo e hábitos de vida saudáveis.