Moeda comemorativa já em circulação
Moeda comemorativa já em circulação

Moeda comemorativa já em circulação

Moeda corrente comemorativa: “Participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020” já está em circulação desde 18 de maio.

O Banco de Portugal colocou em circulação, no dia 18 de maio de 2021, uma moeda corrente comemorativa, com o valor facial de 2 euros, designada “Participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020”.

A distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal.

A moeda “Participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020” apresenta:

Na face comum:

O desenho europeu utilizado nas moedas de euro destinadas à circulação.

Na face nacional, em todo o campo central, e envolvidas pelas 12 estrelas da União Europeia:

► Uma representação estilizada do autor do símbolo do Comité Olímpico de Portugal, circundada pela legenda “Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio’20 2021”;

► Do lado esquerdo, a legenda “Casa da Moeda” e a indicação do autor.

As características desta moeda foram aprovadas pela Portaria n.º 265/2020, publicada no Diário da República, 1.ª série – N.º 223, de 16 de novembro.

Foi definido o limite de emissão de 500 000 moedas com acabamento normal.

A ter em conta que o Banco de Portugal vende ao público, exclusivamente nos seus balcões de tesouraria, a moeda corrente comemorativa (apenas com acabamento normal).

O Banco de Portugal não efetua reservas de moeda. nem as remete pelo correio.

Em 2020, os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados para 2021 devido à pandemia de COVID-19. O evento vai decorrer este ano entre 23 de julho e 8 de agosto.

Fonte | Banco de Portugal

Fotografia | Jogos Olímpicos - Gerhard G.