Norberto Mourão Conquista Medalha de Bronze
Norberto Mourão Conquista Medalha de Bronze
Norberto Mourão Conquista Medalha de Bronze
Norberto Mourão Conquista Medalha de Bronze
Norberto Mourão Conquista Medalha de Bronze
Norberto Mourão Conquista Medalha de Bronze
Norberto Mourão Conquista Medalha de Bronze

Norberto Mourão Conquista Medalha de Bronze

O nono dia de competição dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 começou com boas notícias da Pista de Canoagem Sea Forest. Norberto Mourão venceu a segunda eliminatória dos 200m VL2 de canoagem com o tempo de 57.831 segundos, quarta melhor marca do agregado das duas eliminatórias, e assegurou o apuramento direto para a final a disputar no dia 4 de setembro.

“Foi uma prova muito difícil com muito vento de frente, ainda assim arranquei forte e no fim só pensava em aguentar o primeiro lugar. Na final terei a vantagem de não disputar poucas horas antes a semifinal e aí será dar tudo o que tenho até ao fim”

Norberto Mourão

Alex Santos

No mesmo local Alex Santos foi terceiro na segunda eliminatória dos 200m KL2 com o sexto melhor tempo da geral (54.863 segundos) e vai disputar a semifinal da especialidade amanhã, 3 de setembro, às 1h37 horas de Portugal. 

Daniel Videira

A manhã em Tóquio teve também Daniel Videira a concluir as eliminatórias dos 400m livres S6 no 8.º lugar em 5:26.88 segundos que lhe valeu o apuramento para a final a realizar ainda hoje às 9h00 horas portuguesas no palco da modalidade de natação, o Centro Aquático de Tóquio.

Já no Autódromo Internacional de Fuji, Telmo Pinão classificou-se em 32.º lugar na prova em linha de 79.2km das classes C1/C2/C3 com o tempo de 2:29.26 horas. 

Boccio

As primeiras horas do dia na capital japonesa contaram ainda com ação desportiva no Centro de Ginástica Ariake com a modalidade de Boccia. A equipa BC1/BC2 composta por Cristina Gonçalves, Abílio Valente, André Ramos e Nelson Fernandes estreou-se na fase de grupos com uma vitória por 9-2 sobre o Brasil.

Carla Oliveira e Pedro Clara

O par BC4 de Manuel Cruz, Carla Oliveira e Pedro Clara foi vencido pelo Canadá por 9-4. Avelino Andrade, Ana Sofia Costa e José Carlos Macedo no par BC3 não conseguiram levar a melhor sobre Hong Kong com o resultado a fixar-se em 4-1. 

Beatriz Monteiro

Beatriz Monteiro disputou a segunda jornada da fase de grupos de singulares SU5 de badminton com a chinesa Qiuxia Yang e apesar da boa réplica acabou por ser derrotada por 2-0 (21-10; 21-9). A jovem atleta de 15 anos discute amanhã, 3 de setembro, a passagem aos quartos-definal da competição contra Ritah Asiimwe (Uganda) às 06h40, hora de Portugal.


Artigo atualizado

Norberto Mourão conquista o bronze em Tóquio 2020

Norberto Mourão foi o grande destaque nacional do 11.º dia de competição dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. O canoísta português conquistou a medalha de bronze nos 200m VL2 na Pista de Canoagem Sea Forest com o tempo de 55.365 segundos e assegurou o segundo pódio nacional no maior evento desportivo mundial para pessoas com deficiência. O brasileiro Fernando Rufino venceu a prova com 53.077 segundos e o norte-americano Steven Haxton ficou com a prata com o tempo de 55.093 segundos.

Norberto Mourão Conquista Medalha de Bronze

“Estou radiante com esta medalha, é o sentimento de dever cumprido após mais de 10 anos de trabalho árduo. Foi uma disputa fantástica, estiveram aqui os melhores do planeta e só posso estar orgulhoso. Dei tudo o que tinha do princípio ao fim, levar este bronze para Portugal é fantástico”

Norberto Mourão

Também no dia de hoje no Centro de Ginástica Ariake, a equipa BC1/BC2 de boccia terminou a prova no 4.º lugar e conquistou o respetivo diploma paralímpico. O conjunto formado por Abílio Valente, André Ramos, Cristina Gonçalves e Nelson Fernandes foi vencido pela China por 6-2 na semifinal e poucas horas mais tarde não conseguiu superar o Japão no jogo de atribuição da medalha de bronze com o resultado a fixar-se em 4-3 a favor da equipa nipónica.

O par BC4 de boccia composto por Carla Oliveira, Manuel Cruz e Pedro Clara concluiu também a sua participação em Tóquio 2020 no 4.º lugar com diploma paralímpico após as derrotas com Hong Kong na semifinal por 4-2 e no jogo de disputa pela medalha de bronze por 5-1 contra a formação do Comité Paralímpico da Rússia.

Portugal soma até ao momento nestes Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 duas medalhas de bronze, 21 diplomas e 8 recordes nacionais. A participação portuguesa na maior competição mundial para atletas com deficiência termina a 5 de setembro, com a maratona disputada por Manuel Mendes (T46) e Odete Fiúza (T12) a partir das 22h50 horas de Portugal.

 

Fotografias | CPP/Carlos Alberto Matos