O Poder Nutricional da Beterraba
Um segredo bem guardado!
Imagine que eu lhe dizia que existe um produto no mercado, de origem vegetal, sem nenhum aditivo artificial, que baixa a pressão arterial, ajuda na perda de peso, purifica o organismo, facilita o trânsito intestinal, contribui para uma pele e cabelo saudável, que melhora a performance física e cognitiva, é anticancerígeno, hepatoprotetor, anti-inflamatório e ainda… traz claros benefícios para o fígado e os pulmões.
Não é preciso imaginar, esse produto existe mesmo!
Neste momento estará a pensar que provavelmente é "charlatanice" ou, a ser verdade, deve ter um preço astronómico. Não! Pelo contrário, é mais barato do que um dos cafés que toma todos os dias.
Onde o pode comprar?
Disponível num qualquer super, mini, hiper ou mesmo mercado tradicional perto de si.
Captei a sua atenção?
Vou contar-lhe este segredo, mas pedia que não contasse a ninguém, tem mesmo de ficar entre nós.
A Beterraba!
Em virtude da sua riqueza nutricional, nomeadamente vitaminas, minerais e antioxidantes, que para além de satisfazer as necessidades nutricionais do organismo, disponibiliza diversos efeitos positivos na saúde humana, é considerada um verdadeiro Superalimento. O poder de ajudar a prevenir, transformar e recuperar o organismo, propiciando uma qualidade de vida muito maior para o consumidor, é uma característica típica de um superalimento.
É originária do sul da Europa e no norte da África, já existem relatos de ser plantada 1.000 anos antes de Cristo na Sicília. A beterraba (Beta vulgaris) é uma raiz vegetal também conhecida como beterraba vermelha, beterraba de mesa, beterraba de jardim ou apenas beterraba.
É uma ótima fonte de fibra, ácido fólico (vitamina B9), manganês, potássio, ferro e vitamina C (quando consumida crua). O consumo de beterraba garante vários benefícios aos praticantes de exercício "endurance" [longa duração] devido ao seu alto teor em nitratos, nitritos e óxido nítrico, conhecidos vasodilatadores que favorecem a entrega de nutrientes e de oxigénio aos músculos. Poderá mesmo melhorar o rendimento desportivo, atenuar a fadiga ou favorecer o processo de recuperação física, daí ser um produto que está sempre na mesa da população atleta.
São ricas em fibra, fornecendo cerca de 3g em cada porção de 100g, tem uma carga glicémica de 5, considerada bastante baixa, o que é ótimo para pessoas diabéticas e/ou que estão a seguir uma dieta de perda de massa gorda.
A betanina é o pigmento mais comum na beterraba, responsável pela intensa cor vermelha. Acredita-se que tenha vários benefícios para a saúde, como de ajudar na redução dos níveis corporais de homocisteína.
A beterraba é indicada para mulheres grávidas, por ser rica em ácido fólico, nutriente fundamental para a formação do feto e no fortalecimento do sistema imunitário do futuro bebé.
Pessoas com problemas renais ou com tendência a ter pedras nos rins devem evitar comer beterraba com muita frequência ou em quantidades excessivas, devido aos oxalatos e potássio que estão na sua composição.
As beterrabas também são uma fonte de frutanos, hidratos de carbono de cadeia curta classificados como FODMAPs*1. Algumas pessoas portadoras de patologia intestinal não conseguem fazer uma boa digestão desses hidratos de carbono, podendo mesmo sofrer sintomas digestivos desagradáveis.
A beterraba é um super alimento com uma grande versatilidade e, pode ser consumida de diversas formas: crua, cozida, em sumo, sob a forma de sopa, assada e até mesmo na doçaria e, em termos estéticos, a sua cor ajuda a embelezar qualquer prato.
Seja egoísta, aproveite ao máximo os benefícios que a beterraba pode trazer à sua saúde e não partilhe nem divulgue este artigo com ninguém. Fica entre nós!

Dica | Sumo de Beterraba que favorece a imunidade e auxilia no funcionamento do sistema digestivo. Para fazê-lo, precisa ter em mãos beterraba, maçã com casca (ou cenoura), gengibre, limão e água. Basta bater os ingredientes no liquidificador e experimentar.
Bruno Pereira
Nutricionista da Unidade de Medicina Desportiva e Controlo de Treino – Centro de Alto Rendimento do Jamor, Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ)
Fotografia de capa | Tracy Lundgren