Números chineses associados a superstições ou crenças

Números chineses associados a superstições ou crenças

Os números, tão iguais e tão diferentes!

Os números estão presentes em todas as línguas. São a base da matemática e utilizados diariamente em todo o mundo em diversas situações. Até aqui são iguais para todos, mas quais serão as diferenças?

A mais óbvia é a sua leitura que é diferente de idioma para idioma. No caso do mandarim, também a sua escrita é diferente. Cada número tem um caracter diferente que dita a sua leitura. Os caracteres dos números são: 

1 一
2 二
3 三
4 四
5 五
6 六
7 七
8 八
9 九
10 十

São caracteres simples, fáceis de memorizar e de escrever. São palavras ideais para quem quer começar a aprender mandarim.

Mas a diferença não fica apenas na sua leitura nem na sua escrita. Na sua linguagem gestual também encontramos diferenças. Em Portugal, precisamos das duas mãos para contar de 1 a 10, na China conseguimos fazê-lo apenas com uma das mãos: 

Os números também estão ligados a crenças e a superstições. Em Portugal consideramos o 13 o número do azar, mas na China este número está associado a “Vida certa”. O número 13 é a junção do número 1 – início de um novo ciclo com o número 3 que simboliza o nascimento e a vida.

Na China, tende-se a atribuir significados aos números através da sua associação fonética. Por exemplo, o número do azar na China é o número 4 四 (sì) por ter uma fonética muito parecida com 死 (Sǐ) que significa morte. Esta associação nasceu na zona de Cantão onde é raro haver prédios ou andares com o número 4. 

Por outro lado, o número da sorte é o número 8 八 (Bā) por ter uma fonética muito parecida com fortuna. Esta associação também nasceu na zona de Cantão e foi adotada pelas restantes regiões da China. Os números de telemóvel, as matrículas, as moradas com o número 8 tendem a ser mais valorizadas na China. Esta associação é tão forte que os jogos olímpicos de Pequim começaram às 8 horas 8 minutos do dia 8 do mês 8 de 2008. 

Os restantes números também estão associados a superstições ou crenças. Por exemplo, o número 2 é o símbolo da facilidade, o número 5 五 (Wǔ) significa não por ter uma fonética muito próxima de 无(Wú) – não. Se associarmos estes dois números aos números da sorte e do azar temos: 24 – facilidade de morte; 28 – facilidade de fortuna; 54 – não morte. 

O número 9 é o maior dos algarismos, simbolizando o máximo. Nas dinastias era o número preferido dos imperadores que o utilizavam de forma auspiciosa. Por exemplo, a Cidade Proibida de Pequim tem 9999 divisões, as escadas são constituídas por 9 degraus ou múltiplos de 9. 

Por fim, o número 10 é símbolo da certeza por ter um som igual ao caracter 实.

Hoje deixo um vídeo para que possam aprender a contar de 1 a 10!
谢谢!

 

Autora | Inês Múrias Mendonça - Professora de Mandarim

Fotografia | Silent Pilot