Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

O dia 8 de novembro ainda não está no seu calendário? Então vai passar a estar!

Em todos os estados membros da união europeia celebra-se, a 8 de novembro, o dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudável. Esta “celebração” foi criada com o intuito de encorajar uma alimentação saudável nas crianças, de forma a travar o crescimento da obesidade infantil na Europa.

Já dizia o ditado: “é de pequenino que se torce o pepino”, a maioria dos padrões de estilo de vida são formados na infância.

Apesar do grau de conhecimento alimentar, principalmente nas gerações mais novas, ter aumentado nas últimas décadas, vários estudos de consumo alimentar têm concluído que as farinhas refinadas e os açúcares ainda fazem parte da alimentação de muitas pessoas, o que está a contribuir de forma significativa para o aumento de massa gorda e consequentemente o peso corporal.

Começo a ver nos supermercados cada vez mais pessoas a analisar os rótulos dos géneros alimentícios (e bem), mas a preocupação ainda está só no açúcar. Quando escolhemos os cereais de pequeno-almoço, as barras, bolachas, bolos e até mesmo o pão, temos de evitar ao máximo as designadas farinhas refinadas. Este tipo de farinhas, tal como o nome sugere, são provenientes de cereais que sofrem processos industriais que eliminam a parte externa no grão, reduzindo substancialmente a qualidade nutricional e quantidade de fibras.

O impacto glicémico que este tipo de farinhas origina é em tudo similar ao do açúcar, ou seja, de forma a conseguir um bom equilíbrio de glicemias e não aumentar a massa gorda corporal, é imperativo reduzir ou eliminar a ingestão de produtos que sejam constituídos maioritariamente por farinhas refinadas (a mais comum é a de trigo).

Não é assim tão difícil substituir este tipo de produtos por opções mais saudáveis e nutritivas. Deixo-lhe abaixo quatro tipos de farinha muito mais saudáveis que devem fazer parte das suas receitas.

Farinha de trigo integral

A farinha integral mantém a integridade do trigo, logo fornece maior quantidade de fibras, fomentando uma taxa de absorção inferior.

Farinha ou farelo de aveia

A farinha de aveia concentra uma boa quantidade de betaglucanos, que são fibras solúveis essenciais para o funcionamento do intestino e tem um efeito imunomodulador.

Farinha de arroz integral

Uma substituição saborosa e isenta de glúten, ideal para pessoas com intolerância a essa proteína. Para além da fibra é rica em vitaminas do complexo B, cálcio e zinco.

Farinha de coco

Para além de promover um sabor diferenciado aos seus cozinhados, é também uma fonte de gorduras saudáveis, não tem glúten, é rica em fibras e promove a saciedade.

Prepare pequenos-almoços deliciosos e nutritivos para si e para os seus filhos!

Experimente os dois pequenos-almoços testados e com o selo de qualidade Draft World Magazine! wink

Pudim de manteiga de amendoim e chia

Pudim com frutos vermelhos

Ingredientes |

128g de sementes de chia

1L de bebida vegetal de arroz

8 colheres de sopa de manteiga de amendoim

150g de mirtilos frescos

2 colheres de sopa de mel ou "maple syrup"

6 colheres de sopa de pistáchios partidos em pedaços pequenos

Preparação |

Numa tigela misture as sementes de chia com a bebida vegetal. Deixe repousar por 10-15 minutos e mexa novamente.

Coloque no frigorífico por pelo menos 3 horas (ideal durante toda a noite) de forma a gelificar.

Faça uma geleia de mirtilo: numa tacho pequeno em lume brando junte os mirtilos com uma colher de sopa de Mel/maple syrup, cozinhe por 10 minutos mexendo permanentemente. Ao mesmo tempo com uma colher de pau vá esmagando os mirtilos.

Leve a geleia de mirtilo ao frigorífico de forma a arrefecer.

Para montar: coloque no fundo da taça o pudim de chia, cubra com 2 colheres de sopa de geleia de mirtilo e 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim. Por cima decore com amoras e mirtilos frescos e pistáchios.

Tostas de abacate com ovos escalfados

tosta de abacate e ovo

Ingredientes |

4 fatias de Pão de sementes (80g/fatia)

1 Abacate (200g)

200g de Tomate fresco

Cebolinho picado

2 colheres de sopa de azeite virgem extra

4 Ovos tamanho M

1 colher de sopa de sementes de sésamo

50ml de sumo de limão

1colher de sopa de vinagre

1 pitada de sal

Pimenta preta qb

Preparação |

Numa frigideira quente untada com azeite coloque o abacate, sem casca e fatiado. Cozinhe-o rapidamente de ambos os lados, virando cuidadosamente as fatias.

Escalfe os ovos em água a ferver temperada com uma colher de sobremesa de sal e o vinagre.

Quando as claras estiverem coaguladas, retire-as cuidadosamente.

Corte o tomate em cubos pequenos e salteie numa frigideira com 1 colher e sopa de azeite.

Torre as fatias de pão de sementes.

Pincele as torradas com azeite.

Coloque o tomate em cima do pão, as fatias de abacate, regue com gotas de limão e polvilhe com sementes de sésamo. Depois coloque um pouco de cebolinho picado, o ovo escalfado e pimenta moída em cima.

Bom proveito!

Fotografias das receitas apenas ilustrativas