Tendências de Decoração para 2023
Veja o exemplo da casa do Big Brother Brasil...
A casa do Big Brother Brasil 2023 é um ótimo exemplo para falarmos sobre as tendências de 2023, a decoração desta edição foi pensada para criar um ambiente acolhedor e descontraído, mas ao mesmo tempo desafiante para os participantes, sem perder a cenografia intensa porque afinal estamos a falar de um programa de televisão.
Ao entrar na casa do BBB, você é recebido por diversas plantas e flores criam um ambiente verde e natural, lembrando aos concorrentes a importância de se conectarem com a natureza e manter o equilíbrio durante a competição, algo que sabemos que dificilmente vai acontecer, mas lembra muito o que foi feito ano passado.
Ambientes cenográficos podem trazer muita informação para o cérebro, não sendo tranquilizante, mas acho que é exatamente o que eles querem. Ainda assim conseguimos ver muitas das tendências de decoração em 2023.
1 ► Natureza de fora para dentro
Natureza dentro de casa é sempre bom e isso não é novidade, a grande novidade agora é a lógica do “fora para dentro” ou seja, o uso de elementos naturais, não só plantas, aparecem em quadros, objetos, cores, almofadas, cortinas.
E aqui eles foram a fundo, elementos que são vistos geralmente do lado de fora da casa foram incorporados praticamente a todos os compartimentos. Imagine "souvenirs" das suas viagens em tamanho muito maior, a sala da Casa do reality é exatamente assim.
Os dois quartos seguem essa lógica, o “quarto fundo do mar” conchas, algas e animais marinhos espalham-se pela roupa de cama, pisos e paredes e a sensação aqui é de aquário, sobre o “quarto deserto” falarei no próximo tópico.
2 ► Tons terrosos e as cores do ano
Tons terrosos e cores pastel também estão em alta, junto com o uso de texturas e padrões étnicos e geométricos.
A cozinha da Xepa*1 traz a quebra dos tons terrosos com o verde nos armários, casas coloridas sempre me parecem mais alegres, com destaque para a ideia do espelho atrás da pia, algo comum mas em banheiros, que aqui vem com uma textura em pedra pouco usual em áreas internas. Já o “quarto deserto” traz os tons terrosos do tapete ao teto, contando com um painel na parede.
3 ► Smart Home
Com o surgimento de dispositivos tecnológicos para o mesmo fim vem gerando concorrência e melhorando aos poucos os valores de equipamentos como acendedores automáticos, lâmpadas inteligentes, fechadura digital, sensores, assistentes virtuais, então esta forma de habitar aparece cada vez mais frequente ao passar dos anos.
A entrada para a casa do BBB é realizada por reconhecimento facial conectado à porta que só se abre reconhecendo o rosto de quem quer entrar na casa. O quarto do líder conta agora com uma central de controlo com bancada de comandos, sensor "touch" e leitor biométrico. Chique, não é?
4 ► Novas famílias, novas casas
Além disso, as casas estão se tornando cada vez mais funcionais e flexíveis, e os espaços podem ser facilmente transformados de acordo com as necessidades dos moradores. Os novos formatos de família, sejam compostas por amigos, pessoas lgbtqia+, pessoas que moram só entre outros.
Quartos coletivos, salas integradas são elementos cada vez mais comuns, o grande ponto na casa do BB é a academia que poderíamos chamar de "nonsense", já que parece mais um local de descanso.
5 ► PANTONE 18-1750
A cor magenta escolhida como cor do ano aparece em pouquíssimos elementos na casa, ainda assim essa cor quente e vibrante certamente ganhará espaço nas coleções por aí.
1 ► Xepa: Frutas, legumes, verduras etc, que não foram vendidos na feira livre e que os feirantes deixam na rua e são coletadas pelas pessoas.
Gostou do texto? Deixe abaixo a sua reação e comentário...
Fotografias | Paulo Belote, Globo.