Foco e Disciplina

Foco e Disciplina

Para onde tens direcionado a tua atenção? 

E o quanto tens feito, daquilo que é verdadeiramente importante para ti?

Ter consciência para responder a estas duas perguntas, é o que define os resultados que tens na tua vida, pois FOCO e DISCIPLINA é justamente isso. 

Se olharmos para a palavra foco e para a palavra disciplina, e se procurarmos simplificar esses dois termos, acima de tudo, foco tem a ver com a nossa capacidade de direcionar a nossa atenção e disciplina tem a ver com fazer o que é necessário fazer e que precisa de ser feito.

Simples assim? É, e não é! 

O que dificulta o teu foco e a tua disciplina, é a falta de autoconhecimento que tens sobre ti mesmo. A falta de autoconhecimento para aquilo que te retira o foco e energia, ou seja, o que precisas de desenvolver para potenciar o foco e a energia. 

Como qualquer habilidade, isso é algo que se treina. É algo que, para algumas pessoas pode ser inato, algo que pode ser mais fácil de concretizar e realizar. O que tens de trazer à tua consciência, é que foco e disciplina são coisas que podem e devem ser treinadas. 

E quando falamos de foco, de uma forma bem simples, falamos "apenas e só" na tua capacidade de dizer não! Dizer não a ações e rotinas e àquilo que não interessa. E isso está diretamente ligado com a clareza do que é verdadeiramente importante para ti. É aqui que entra o autoconhecimento e que entra a consciência para saber o que é verdadeiramente importante na tua vida. 

► O que é verdadeiramente importante para o teu dia?
► O que é verdadeiramente importante alcançares esta semana?
► O que é verdadeiramente importante concretizares este mês? Este ano? Daqui a 5, 10 anos?

Desenvolver a capacidade de dizer não, aliada à clareza, autoconhecimento e a consciência do que é verdadeiramente importante, é o primeiro passo para desenvolver o foco. 

Podemos dizer que foco é a capacidade de criar e gerir a atenção. É a capacidade de colocar a atenção naquilo que verdadeiramente importa. O foco vai direcionar a atenção e também a energia.

Para direcionar a atenção e a energia, é preciso perceber o ambiente à tua volta: o teu ambiente físico, a forma como tens organizado o teu espaço, onde passas mais tempo.

O espaço limpo e organizado deixa fluir a energia. Tu saberes exatamente onde tens o que precisas. Essa capacidade de organização do ambiente à tua volta, vai-te dar mais foco, simplesmente porque o que está desorganizado, tira-te atenção. Se não sabes onde está algo que necessitas, vais ter que dedicar mais tempo a procurar, também por isso, a organização do espaço à tua volta é fundamental.

Por outro lado, o ambiente das pessoas que estão à tua volta também é fundamental. Não só das pessoas que estão à tua volta e habitam contigo, como também as pessoas que tu consideras como uma influência para ti, ou seja, o teu "peer-group". É importante que as pessoas à tua volta tenham características de disciplina. Isso também te vai influenciar e permitir que as modeles e que sejas influenciado de forma positiva pela sua organização e capacidade de foco.

Escolhe bem as pessoas que estão à tua volta, porque essas pessoas também vão ser determinantes nos teus resultados.

Isto vai ligar a outra coisa importantíssima, que é a priorização daquilo que é importante realizar nos teus dias.

A clareza vai-te dar aquilo que são as ações a realizar.

Há pessoas que gostam de se organizar por uma lista de tarefas. E aqui é preciso ter atenção, porque as tarefas são ações que podem não ser prazerosas.

Procura criar uma lista de ações e resultados para o teu dia. Porque há uma grande diferença no significado que o teu cérebro vai dar àquilo que são "tarefas" e àquilo que são "ações e resultados".

Tarefa está ligada a esforço. Quando pensas em ações e resultados, a tua mente entende que tem que agir para que algo que tu queres possa de facto acontecer. Automaticamente, estás a dizer à tua mente que estás a fazer algo para criar o resultado que queres ter.

Tarefa Cria Resistência. Ação Cria Movimento. Resultado Cria Realização.

Na realidade, não tens que mudar nada na tua lista, tens apenas que mudar o nome da tua lista, pois o nome muda tudo. A palavra tem poder. Mudar a palavra "lista de tarefas" para "lista de ações e resultados" vai ter um impacto positivo na tua mente.

Dentro daquilo que é a tua lista de ações e resultados, ou seja, o teu planeamento, precisas de criar prioridades.

Se criares a lista sem a clareza da prioridade, vais ficar assoberbado, pois vais verificar que tens uma série de ações que precisam ser feitas, vais precisar de dividir o teu foco e entrar em modo "multitarefa".

O modo “multitarefa” é outra coisa que te tira o foco. Aquilo que te vai dar a capacidade de fazeres e concretizares várias coisas no mesmo dia, vai ser a tua capacidade de priorizar/planear/agendar.

Então, tu precisas olhar para a tua lista de ações e resultados, agarrar numa agenda/calendário e agendar as tuas ações em espaços de tempo: o que vais fazer e quando vais fazer.

A lista de ações e resultados é extremamente importante e deve ser acompanhada de um calendário para atribuir as prioridades e definir o tempo e espaço de cada ação.

O agendamento/planeamento é o que te vai tirar do modo “multitarefa” e direcionar o teu foco para aquilo que é verdadeiramente importante.

Isso vai levar-te a realizar muitas coisas, fazendo uma coisa de cada vez, de forma eficiente e eficaz.

Desenvolver o foco e a disciplina estão ligados ao treino, pois o treino é a base do desenvolvimento de qualquer habilidade.

E a primeira coisa que tens que retirar do teu pensamento para desenvolver essa habilidade é deixar de dizer: "Eu não sou focado", "Eu não sou disciplinado". Pois quando dizes isso, estás a ligar as tuas competências, ou seja, foco e disciplina, à tua identidade. Até podes pensar que ainda não és, mas serás. Lembra-te que foco e disciplina são comportamentos, e comportamentos são hábitos.

E mais: A Maior Força da Psicologia Humana é Manter-Se Congruente com a Sua Identidade. Tudo aquilo que colocas à frente do "Eu sou", a tua mente vai fazer por concretizar.

Então, se ainda não és totalmente focado e disciplinado, podes começar a dizer que és. Pois isso tem a ver com as afirmações. Cria esta: “EU SOU FOCADO E DISCIPLINADO!”

Jorge Coutinho - Coach

Autor | Jorge Coutinho - Coach | Especialista em Transformação Pessoal

IG Aqui

Fotografia de capa | Gerd Altmann