Portugal no Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023
Balanço da participação de Portugal no Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023...
Títulos da semana |
• Mamudo Baldé em 12.º lugar no Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023
• Carina Paim e Miguel Monteiro já regressaram a Lisboa
• Igor Oliveira e Sara Araújo com boas marcas no Mundial de Atletismo
• Carina Paim conquista o bronze no Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023
• Miguel Monteiro de bronze no Campeonato do Mundo de Atletismo
Mamudo Baldé em 12.º lugar no Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023 [15.07]
Mamudo Baldé foi o único português a competir no sábado, 15 de julho, no Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023 que decorre no Estádio Charléty, na capital francesa, até dia 17 de julho com organização da World Para Athletics. O velocista de 18 anos estreou-se em campeonatos do mundo e alcançou o 12.º lugar nas semifinais dos 100 metros T54 com a marca e 14.84 segundos, insuficiente para a passagem à final da especialidade.
“Sinto que até arranquei relativamente bem só que depois a meio acho que comecei a aplicar um bocadinho de força a mais, em vez de ter tentado controlar a cadeira. A sensação foi ótima, chegar aqui e sentir aquela tensão de estar rodeado de campeões. Apesar de não me ter corrido da melhor forma, sinto que ganhei experiência”, afirmou Mamudo Baldé no rescaldo da prova.
A participação portuguesa no Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023 prosseguiu este domingo com muitos portugueses em ação. Carolina Duarte disputa as eliminatórias dos 400 metros T13 às 09h39, Ana Filipe e Cláudia Santos competem na final do salto em comprimento T20 a partir das 17h34, seguidas pelas eliminatórias dos 200 metros T12 de Márcia Araújo e Sara Araújo às 18h15 e 18h45, respetivamente, na hora portuguesa. [Em Atualização]
Carina Paim e Miguel Monteiro já regressaram a Lisboa [14.07]
Carina Paim e Miguel Monteiro chegaram a Lisboa esta sexta-feira, 14 de julho, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, pelas 11h50 locais. Os atletas conquistaram medalhas de bronze nos 400m T20 e no lançamento do peso F40, respetivamente, no Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023.
As duas medalhas de bronze conquistadas pelos atletas portugueses asseguraram também a abertura das duas primeiras quotas para Portugal na modalidade de atletismo para os Jogos Paralímpicos Paris’2024.
Igor Oliveira e Sara Araújo com boas marcas no Mundial de Atletismo [14.07]
Igor Oliveira e Sara Araújo foram os dois portugueses em ação na jornada competitiva do Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023 decorrida na sexta-feira, 14 de julho, no Estádio Charléty, em Paris. Igor Oliveira concluiu as semifinais dos 400m T20 no 15.º lugar com o record pessoal de 51.34 segundos e Sara Araújo, acompanhada pela atleta-guia Ana Mendes, foi 11.ª classificada nas eliminatórias dos 100m T12 com o seu melhor tempo da época de 13,78 segundos.
Esta foi a estreia dos dois atletas portugueses em campeonatos mundiais.
Carina Paim conquista o bronze no Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023 [12.07]
Carina Paim conquistou, dia 12 de julho, a medalha de bronze nos 400m T20 do Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023 que está a decorrer no Estádio Charléty, em Paris, com a marca de 58.51 segundos. A classificação obtida pela velocista é a segunda medalha portuguesa na competição.
A norte-americana Breanna Clark bateu o recorde do mundo e foi a vencedora com o tempo de 55.12 segundos e o segundo lugar do pódio foi assegurado pela ucraniana Yuliia Shuliar com 56.29 segundos.
“Tínhamos como objetivo ficar nos quatro primeiros lugares para abrir quota para os Jogos Paralímpicos Paris’2024. Estou muito mais contente com o bronze, não estava nada à espera, todo o esforço que fizemos foi recompensado. Assim que passei a meta e vi que tinha chegado ao pódio, foi uma sensação incrível. Este resultado vai-me deixar mais animada para o resto da preparação”, afirmou Carina Paim.
Esta é a segunda medalha portuguesa no Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2024, depois de Miguel Monteiro ter conquistado também o bronze no lançamento do peso F40.
Portugal conta já com um total de três quotas asseguradas para os Jogos Paralímpicos Paris’2024, duas na modalidade de atletismo e uma na modalidade de ciclismo.
Miguel Monteiro de bronze no Campeonato do Mundo de Atletismo [11.07]
Miguel Monteiro conquistou a medalha de bronze no lançamento do peso F40 do Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023 com a marca de 11,14 metros. O resultado conquistado pelo lançador paralímpico recordista do mundo no Estádio Charléty, em Paris, garantiu a abertura da primeira quota para Portugal na modalidade de atletismo para os Jogos Paralímpicos Paris’2024.
O alemão Yannis Fischer foi o vencedor com 11,43 metros e o segundo lugar foi assegurado pelo iraquiano Garrah Tnaiash com 11,28 metros.
“Um dos objetivos era atingir lugares de pódio, mas sentimos que podíamos lançar mais. Esta medalha é fruto de muito trabalho, muitas horas na pista e no ginásio, e vamos continuar a trabalhar para alcançar ainda melhores marcas. Qualquer atleta sonha com a participação nos Jogos Paralímpicos e eu não sou menos nem mais, também sonho com isso”, afirmou Miguel Monteiro.
Portugal está representado no Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023 por 10 atletas que competem até dia 17 de julho, inseridos num universo de 1.330 atletas de 107 países em competição.
Os quatro primeiros classificados de cada prova do calendário paralímpico asseguram a abertura de uma quota não-nominal para o país para os Jogos Paralímpicos Paris’2024.
Fotografias de António Borga
Gostou do texto? Deixe abaixo a sua reação e comentário...
Ver também |