Portugal... Camões e Comunidades Portuguesas!

Portugal... Camões e Comunidades Portuguesas!

IUPI...!

Hoje acordei cedo, não por me ter deitado igualmente cedo (muito pelo contrário), o galo chamou-se emoção e excitação. O mês de junho só por si já traz alguma alegria, ainda não é férias mas está quase, é aquela sensação que ainda não está na mão mas a ponta dos dedos quase alcança. Frustrante? Nem um nadinha, eu diria motivante e energético, fundamental para apanhar as "cenourinhas" que aí vêm (até agosto preveem-se muitas).

Ontem foi dia 9 e amanhã será dia 11, ou seja… hoje é dia 10 de junho de 2022.

Os primeiros raios a rasgar o azul indiciam um dia de verão, sexta-feira, fim de semana prolongado com santos à porta. Meu deus, são tantas as coisas que nem sei por onde começar!

Percebe a emoção e a excitação?

Um 10 de junho com pitada de aquecimento global não deixa de ser dia de celebração, demasiado importante para passar em claro, demasiado importante para se dormir até tarde, sei que o Costa está doente mas “the show must go on”. Aproveito a oportunidade (fica a dica) para enviar um chazinho de gengibre, limão e mel ao nosso primeiro-ministro.

A partir deste momento vamos esquecer o fim de semana prolongado, o Algarve, os Santos Populares e até mesmo as sardinhas gorditas, é essencial recentrar o discurso no que é verdadeiramente importante (para alguns).

Possibilidades de festejo para o dia de hoje:

Dia de Portugal;
Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas;
Dia de Anjo Custódio de Portugal.

Em criança já foi dia da raça, na idade adulta é dia de Portugal. O 10 de junho começou por ser apenas um feriado municipal, mas o Estado Novo, com pompa e circunstância elevou-o para outro patamar, um verdadeiro feriado nacional. O dia da Raça Portuguesa foi decretado pelo senhor professor Oliveira em 1944, aquando da inauguração do estádio nacional do Jamor. Como Camões foi uma figura emblemática e de certa forma associada aos Descobrimentos, foi usado como forma do regime celebrar os territórios coloniais e o sentimento de pertença a uma grande nação espalhada pelo mundo, com uma raça e língua comum. A Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974 deixou cair a Raça, mas o dia de Portugal, de Camões e das comunidades Portuguesas ficou.

Faz hoje 442 anos que Luís Vaz de Camões faleceu, até se festejaria o nascimento do poeta, se se soubesse o dia e o mês em que nasceu. Camões, apesar de ter levado uma vida boémia e turbulenta, é considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e sem dúvida um dos grandes poetas ocidentais. Este filho de Simão Vaz e Ana de Sá, moradores em Lisboa, na Mouraria, era sem dúvida um homem “do amor”, parece que nem a infanta D. Maria, irmã do rei, escapou à sua poderosa mira.

Nem esta incrível coincidência será motivo suficiente para me fazer falar de santos populares!

Quando falamos de Custódio de Portugal, são várias as designações que surgem: Anjo de Portugal, Santo Anjo da Guarda de Portugal, Anjo Custódio de Portugal e Anjo da Paz. Certamente um homem multifacetado e com um grande potencial.

A pedido do rei D. Manuel I de Portugal, 20 anos antes de Camões nascer, o Papa Júlio II instituiu a comemoração da festa do Anjo Custódio do Reino de Portugal cujo culto já seria antigo cá dentro e tudo leva a crer que ainda mais antigo em Espanha (Valência).

Segundo a Irmã Lúcia (nas suas Memórias), nas aparições de Fátima no início do século passado, o anjo Grabriel teria aparecido por 3 vezes, afirmando ser o "Anjo da Paz, o Anjo de Portugal", tendo convidado os pastorinhos à oração e penitência. Para além das aparições de Fátima, são também atribuídos a este anjo: A proteção da nação Portuguesa, o auxílio às tropas de D. Afonso Henriques nas batalhas contra os muçulmanos e até a própria independência de Portugal.

Já sente a minha excitação? Ficou “em pulgas”? Também não sabe bem o que deve festejar?

Relaxe, não vale a pena levar tudo tão a sério, estão praticamente 30 graus ao sol…

Desejo-lhe um excelente 10 de junho, aproveite ao máximo, pegue na família e vá até à praia!


Fotografia | Leandro Neumann Ciuffo

Ver também |

O Clima...um Brinquedo ou uma Dieta?

O Clima...um Brinquedo ou uma Dieta?

Vidas Suspensas e Expectativas Frustradas

Vidas Suspensas e Expectativas Frustradas

Gostou do texto? Deixe abaixo a sua reação... smiley


Visite Portugal... Alojamentos  AQUI