
Coaching como ferramenta de liderança
Foi há mais de 30 anos que Peter Drucker trouxe para o mundo da gestão o pressuposto de que as pessoas são o maior ativo das organizações e que o desafio dos líderes é o de fazerem com que pessoas comuns produzam resultados excecionais.
Liderar, abraçando os desafios da aprendizagem e do desenvolvimento de pessoas e organizações, implica hoje a adoção de novos paradigmas de gestão que passam pela promoção do sentido de realização pessoal dos indivíduos e da melhoria do empenhamento dos mesmos na organização, buscando maior produtividade, compromisso, e, consequentemente, melhores performances organizacionais.
A inovação e a criatividade dos executivos assumem, pois, um papel determinante. A capacidade de criar relações (em vez de meras transações), de encontrar a solução para desafios mais complexos (em vez de problemas de rotina) e de compreender contextos globais (em vez de componentes isolados) é determinante para o alinhamento sistémico dos colaboradores à cultura organizacional, numa dialética que visa o equilíbrio entre o desenvolvimento das pessoas e as ambições da empresa, e é neste contexto que o coaching pode ser um instrumento poderosíssimo de desenvolvimento de líderes e chefias.
Pressupostos do coaching na empresa
Num mercado volátil, incerto complexo e ambíguo (VUCA), altamente competitivo e em constante mudança, é intensa a procura por ferramentas e estratégias que possam gerar vantagem competitiva para as organizações. Os executivos sentem, cada vez mais, uma enorme pressão relativamente ao seu desempenho, necessitando elevar as suas competências para níveis de alta performance com o intuito de corresponder aos desafios da envolvente externa.
É hoje comummente aceite que a competitividade das organizações não é apenas fruto da modernização das operações ou do aumento do número de pessoas nas equipas, mas sim da cultura que cada organização for capaz de gerar e nutrir. Apostar na melhoria contínua, faz-se, sobretudo, desenvolvendo pessoas, potenciando o seu crescimento, contribuindo para que sejam seres mais felizes, mais completos, com mais propósito. O desenvolvimento pessoal dos profissionais tem vindo, cada vez mais, a afirmar-se, como o principal fator indutor da energia da excelência, e, consequentemente, o principal motor da elevada performance das equipas.
O papel das lideranças é, pois, fundamental para a implementação desta cultura nas empresas. Os líderes não podem ignorar que cada colaborador já existia antes de assumir o seu papel profissional, que cada um tem uma história, tem outros papéis na vida, tem diferentes relações e vivências e que estas impactam diretamente o seu estado emocional, determinando a sua performance e a sua capacidade de gestão e autorregulação das emoções em cada momento. Ora proporcionar aos colaboradores caminhos e ferramentas que promovam o seu desenvolvimento pessoal, é contribuir, inequivocamente, para a promoção do autoconhecimento e da autorresponsabilização dos mesmos relativamente a todas as áreas das suas vidas e, consequentemente, contribuir também para a promoção de uma performance profissional consciente e responsável.
Neste contexto, o Coaching surge como um processo de intervenção com foco no desenvolvimento humano e organizacional que, se aplicado de forma eficaz, pode beneficiar em muito a performance organizacional. O Coaching executivo e empresarial é uma metodologia de desenvolvimento profissional inovadora, cujo valor, impacto e contribuição é, cada vez mais reconhecida no cenário organizacional em função dos resultados favoráveis apresentados.
Tipos de coaching em contexto empresarial
Há várias especialidades que integram o coaching para empresas, que se dividem em públicos específicos dentro da organização. De entre as principais, destacamos:
Executive coaching
O executive coaching é focado no apoio profissional para executivos, por meio da criação de um ciclo de alta performance. O processo cria condições favoráveis à aprendizagem e mudança comportamental, levando a uma transformação intensa na carreira do executivo.
Business coaching
O business coaching é voltado para empreendedores, pois aborda pontos cruciais para o desenvolvimento do negócio, tais como a saúde financeira da empresa.
Leadership Coaching
O leadership coaching é estruturado para desenvolver grandes líderes empresariais, com foco nas principais competências necessárias à liderança.
Team Coaching
O team coaching refere-se ao desenvolvimento de equipas, ou seja, a formação de equipas de alta performance na organização, com foco na resolução de conflitos e no primado do interesse coletivo.
O papel do executive coaching na empresa
O coaching executivo, é um tipo de coaching especializado no desenvolvimento de líderes, executivos e equipas, contemplando áreas como a definição da missão, visão e valores da organização e o alinhamento de estratégias corporativas.
Motivar o profissional a produzir resultados superiores, desenvolvendo competências de reflexão, pensamento crítico, flexibilidade cognitiva e foco, em simultâneo com competências emocionais a nível intra e interpessoal, as quais lhe permitem efetuar mudanças com alto impacto, de forma rápida e objetiva tornam-no uma ferramenta poderosíssima de alinhamento pessoal do colaborador à organização, promovendo maior bem-estar individual e coletivo.
Para impulsionar as organizações na direção dos seus objetivos e das suas metas, o coaching executivo pode atuar em áreas e domínios tão distintos como:
► Identificação da missão, visão e valores da organização;
► Alinhamento dos colaboradores à cultural organizacional;
► Reforço das capacidades e habilidades de gestão e liderança;
► Melhoria da produtividade e performance;
► Incremento da capacidade de tomada de decisões;
► Melhoria das relações interpessoais e incremento da assertividade;
► Desenvolvimento de estratégias para potenciar criatividade, inovação e proatividade;
► Motivação;
► Aumento do foco, capacidade de gestão do tempo e eliminação de hábitos improdutivos;
► Resolução criativa de conflitos;
O Coaching Executivo é um dos métodos de intervenção mais eficientes para desenvolvimento de executivos de elevada performance que exercem cargos de direção, liderança ou chefia. Vem sendo amplamente utilizado para alinhar as competências pessoais dos colaboradores com as necessidades e competências exigidas pelas empresas, designadamente para alavancar resultados, desenvolvendo a liderança e retendo talentos estratégicos.
Paula Trigo | Coach
Fotografia | Jan Vasek
Leia também | Benefícios do coaching na empresa