A Gravidez Enfraquece os Dentes?
Durante os meus longos anos de prática clínica em Medicina Dentária tenho-me apercebido de que é generalizada a crença de que a gravidez enfraquece os dentes. Tal deve-se principalmente ao facto de se acreditar que, durante a gravidez, o feto vai buscar cálcio aos dentes da mãe, o que faz com que os dentes fiquem mais fracos e suscetíveis ao aparecimento de cáries.
Mas será verdade? Não! É apenas um mito. O cálcio está presente nos dentes da mãe de forma estável durante toda a gravidez.
No entanto, durante a gravidez, pode haver um agravamento do estado da saúde oral devido às mudanças de hábitos inerentes à própria gravidez. A alteração da dieta da gestante, tanto no que diz respeito ao aumento do número de refeições diárias como a qualidade das mesmas devido aos, chamados, "desejos", é o fator principal para a deterioração da saúde oral, pois os hábitos de higiene oral normalmente mantêm-se iguais ao que a grávida tinha antes da gravidez. O aparecimento de cáries neste período está apenas relacionado com a mudança da dieta e não com a gravidez em si.
Devido à alteração destes hábitos é importante que a grávida procure o médico dentista logo no início da gestação, para que seja feita uma avaliação e sejam tratados os problemas existentes. Deverá ser discutido com o dentista o procedimento mais oportuno para a prevenção de problemas durante a gestação, pois cada caso é único.
Outro problema muito frequente nas grávidas é a gengivite gravídica, que corresponde a uma resposta inflamatória exagerada provocada pelos factores irritantes que causam também a gengivite comum e que pode em, situações mais graves, ser associado ao aumento da mobilidade dentária.
Os estudos indicam que a presença de gengivite gravídica está diretamente relacionada com a ocorrência de partos prematuros e com o nascimento de crianças com o peso abaixo do normal. A gengivite gravídica embora acentuada pelas hormonas só ocorrerá na presença de placa bacteriana.
Assim, o tratamento da gengivite gravídica consiste numa correta higiene oral com escovagem, uso de fio dentário e o acompanhamento regular pelo dentista.
E não esqueça… A saúde oral das nossas crianças está diretamente relacionada com a saúde oral das mamãs!
Fotografia | Zecka Pinheiro / Bruno Seabra
Veja também |
Consequências da má oclusão dentária