John Legend Realiza Sonho em Portugal
Diário de um dia no EDP Cool Jazz 2022...
Três anos é muito tempo, mas valeu a pena esperar! Foi a frase mais ouvida da noite. A 16ª edição do EDP Cool Jazz foi em 2019, anos difíceis se seguiram, mas a 17ª edição começou com boa energia. Dia de sol e noite amena foi assim que o público foi recebido no jardim Marechal Carmona, a fila para chegar à “festa” não era pequena, mas a emoção da abertura das portas para o EDP Cool Jazz falava mais alto e as pessoas mantinham o entusiasmo de voltar ao convívio e aos bons concertos que o Cool Jazz já nos habituou.
John Legend vai subir ao palco...o “zum zum” é geral, os presentes avançam na fila e contam os minutos para o momento mais esperado da noite! Ao entrar no recinto, o ambiente caloroso e familiar abraça-nos de imediato como que a dar boas-vindas, há espaço para todos os gostos e idades, nada como aproveitar o final de tarde em plena sintonia com a natureza e os animais que habitam este jardim, pode ficar em pé, escolher um banco de jardim, aproveitar uma daquelas almofadas gigantes coloridas – vi azul, laranja e cinzenta, não sei se escapou alguma! – ou simplesmente ficar a desfrutar da música sentado no relvado a ouvir o artista que esteja no palco da Cascais Jazz Sessions*1, neste dia foi Gileno Santana Trio — Confesso, adoro este ritmo, a coordenação e toda a musicalidade — O lançamento perfeito para uma noite que prometia e cumpriu.
Muda-se o espaço, muda-se a música, é chegada a vez de ouvir Murta, o cantor português abre o palco para John Legend, o cabeça de cartaz mais esperado, com pop nacional.
Francisco Murta, em 2016, participou no programa televisivo “The Voice Portugal” e em 2018 assinou contrato com a “Universal Music Portugal”. “Porquê” foi o seu primeiro “single” lançado com o selo da multinacional.
Ouça aqui a música "Porquê"...
No decorrer do encontro, como em todos os eventos desta magnitude, surgiram alguns imprevistos que levaram a um aglomerado de pessoas superior ao desejado, situação que a organização lamenta e terá em conta no futuro. — Alguns dirão que é o “preço a pagar” para ter a oportunidade de ver concertos de grandes nomes nacionais e internacionais.
“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, já dizia o Fernando Pessoa! É chegada a hora... John Legend canta e encanta os presentes, acompanhado por um coro feminino de três vozes e por uma grandiosa banda. Nove anos após a sua estreia no EDP Cool Jazz, em 2013, o espetáculo foi de tirar o fôlego, houve quem sentisse a música de olhos fechados, tal era a emoção. Uma noite idílica!
“Portugal, vocês são o meu sonho tornado realidade. Sempre sonhei estar num palco a cantar para muitas pessoas”,
John Legend
O cantor presenteou os fãs com temas como “Used To Love U”, “Ooh Laa”, “Love Me Now”, “Ordinary People”, “Green Light”,“Save Room”, “Bigger Love”, “Glory” e “Penthouse Floor”, entre outros.
Legend aproveitou o momento para antecipar o seu próximo álbum, que será lançado este ano, com “Dope”, onde também caberá o novo tema “All She Wanna Do”. O novo álbum de John Legend sucede a "Bigger Love", editado em 2020.
Ouça aqui a música "Dope"...
O artista manteve o público extasiado, durante cerca de hora e meia de espetáculo, mas foi com “All Of Me” que Legend levou as pessoas ao rubro num coro em uníssono.
Quem é John Legend?
Natural de Ohio e dotado de uma voz inconfundível, Legend já colaborou com artistas como Kanye West, Lauryn Hill, Jay-Z, Alicia Keys e Fort Minor. É vencedor de um Oscar na categoria de Melhor Música, com o tema “Glory”, para o filme Selma de 2014 e ainda um Prémio Hal David Starlight da Associação de compositores Hall of Fame.
Conta com um total de 33 prémios ganhos ao longo da sua carreira e 88 nomeações, que junta associações como BET Awards, American Music Awards, Globos de Ouros e Tony Awards. John Legend é cantor, compositor, produtor, ator e filantropo.
O artista escolhe o piano como o seu instrumento de eleição Editou oito álbuns até ao momento, como Get Lifted (2004), Evolver (2008), Love in The Future (2013) e Darkness and Light (2016), e os mais recentes singles, ‘We Need Love’ e ‘Preach’ (2019), bem como a edição deluxe do álbum ‘A Legendary Christmas’. Editou em 2020, o seu mais recente álbum “Bigger Love”.
O EDP Cool Jazz continua... Não perca, já no dia 10 de julho, Paul Anka sobe ao palco e traz consigo inúmeros “hits”. Assista também ao concerto de Mimi Froes e Aníbal Zola.
Curiosidade | No final dos anos 60, Anka escreveu “My Way” para Frank Sinatra e, nos anos 70, teve outra série de sucessos como “(You're) Having my baby”, “Don't Like To Sleep Alone” e “Times Of Your Life” que confirmou seu status como ícone da música popular.