A Energia Humana a Favor da Paz
Juntos Vamos Mobilizar a Nossa Energia a Favor da Paz! Este é o mote do “Festival Solidário Connect For Ukraine” que vai decorrer em Oeiras, entre os dias 24 e 28 de agosto, promovido pela Associação “Ukraine Refugees UA.PT.”. De forma simbólica, no dia 24 vai ser feita a maior bandeira humana, neste que é o Dia da Independência da Ucrânia.
Durante 5 dias, a lusofonia vai estar unida em nome dos ucranianos e conta com um cartaz repleto de artistas nacionais e internacionais. Entre eles, estão confirmadas as presenças de Martinho da Vila, HMB, Áurea, Luís Represas, Matias Damásio, Paula Toller, Claúdia Leitte, Orquestra Ibérica e Artistas Ucranianos como Anna Trincher, Kola, Dzidzio, Oleksandr Ponomariov e Iryna Fedyshyn. Para fechar o Festival teremos o Sunset for Peace com as cores da Ucrânia onde irão atuar Dj Pete tha Zouk, e Dj Barbará Labre.
Há quase seis meses, a 24 de fevereiro de 2022, o mundo mudou com a invasão da Ucrânia, provocando milhões de deslocados por todo o mundo e, naturalmente, Portugal não foi exceção.
O “Festival Connect for Ukraine” acontece no Estádio Mário Wilson em Oeiras. Vão ser cinco dias de intercâmbio cultural e de celebração da vida em democracia, iniciando-se com uma bandeira humana gigante ao som da Orquestra Ibérica que interpretará o hino de Portugal e o hino da Ucrânia.
Estive à conversa com Ângelo Neto, um dos responsáveis pelo “Festival Connect for Ukraine”, confere, abaixo, algumas das questões colocadas sobre o evento...
Fotografia ► Roman Kurtysh e Ângelo Neto da Associação Ukraine Refugees UA.PT com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O que esperar do “Festival Connect for Ukraine”?
Este Festival foi criado com o objetivo de celebrar o dia da Independência da Ucrânia (dia 24 de Agosto), fator tão importante numa altura em que se vive uma Guerra às portas da Europa.
Será um evento de conexão, união e solidariedade, o abraço da Lusofonia ao povo ucraniano.
Esperamos que todos mobilizem a sua energia a favor da paz e que juntos, possamos gerar receitas para continuar a suportar todos aqueles que apoiamos e que ainda carecem de ajuda.
A UA.PT já fez cinco voos humanitários, tem quatro centros de apoio e acolhimento e apoia diretamente cerca de 6000 pessoas em permanência.
O evento solidário arranca no Dia da Independência da Ucrânia, dia 24 de agosto, e as celebrações iniciam-se, de uma forma simbólica, com a realização uma bandeira humana gigante ao som da Orquestra Ibérica que interpretará o hino de Portugal e o hino da Ucrânia. Ainda nessa noite há concerto de Paula Toller e Anna Trincher.
A entrada no primeiro dia do evento será gratuita para quem se inscrever nesta iniciativa, através do site.
Contamos mais uma vez com a mobilização de todos, porque sabemos que juntos podemos fazer a diferença passando uma mensagem de união e apelo à paz.
A 25 de agosto, sobe a palco a cantora ucraniana Kola, a seguir Luís Represas e por fim Matias Damásio.
No dia seguinte, 26 de agosto, atua Cláudia Leitte, Dzidzio, Iryna Fedyshyn, Oleksandr Ponomarov. Quase a terminar o festival, o sábado, 27 de agosto, é marcado por vários artistas conhecidos pelo público português: HMB, Áurea e Martinho da Vila.
O festival termina a 28 de agosto com o “Sunset for Peace”, com a DJ Bárbara Labres e DJ Pete Tha Zouk.
Acredita no apoio da população Portuguesa?
A população Portuguesa sempre se demonstrou muito generosa e solidária. Os Portugueses foram dos primeiros a chegar à Polónia e a prestar auxilio às vítimas da guerra. Acreditamos na sua solidariedade e a sua bravura chega a ser comovente. O Governo Ucraniano reconhece também toda a ajuda que tem sido prestada. Portugal esteve sempre na vanguarda na Ajuda Humanitária e é um facto reconhecido mundialmente. Não é ao acaso que o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres é Português.
Onde vão ser investidas as receitas do Festival, nos refugiados que estão em Portugal ou será enviada ajuda para o terreno ucraniano?
A UAPT realiza voos humanitários de transporte de bens essenciais de Portugal para a Ucrânia e de transporte de refugiados ucranianos para Portugal, bem como assegura o apoio aos refugiados após a chegada a Portugal, nomeadamente na procura de habitação, emprego, suporte psicológico, médico, económico jurídico e na sua integração social.
Todas as receitas serão aplicadas no apoio à integração e apoio das pessoas que já estão em Portugal e na continuação do bom trabalho desenvolvido pela associação Ukrainian Refugees UAPT.
A Ukraine Refugees UA.PT, esteve, desde o primeiro momento, no terreno a prestar apoio às vítimas. Transportou deslocados e enviou ajuda humanitária, tendo sido responsável pelos seis aviões humanitários fretados para realizarem a ligação entre a Polónia e Portugal. Atualmente, mantém um centro de apoio em Lisboa com várias valências e um centro de acolhimento em Mafra para crianças órfãs.
Os ucranianos constituem, nesta altura, a segunda maior comunidade estrangeira residente em Portugal, com cerca de 44.074 imigrantes documentados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em 2012, sendo apenas inferior à comunidade brasileira.
Entre os dias 24 e 28 de agosto faça parte deste evento pela paz e visite o “Festival Connect for Ukraine” no Estádio Mário Wilson, em Oeiras.
Juntos Vamos Mobilizar a Nossa Energia a Favor da Paz!
Quem se inscrever para ajudar a realizar a maior bandeira humana, ganhará um bilhete de entrada para dia 24 de agosto! ► Sabe como AQUI
Gostou do texto? Deixe abaixo a sua reação...
Ver também |
A Fórmula Mágica para a Felicidade
As Praias Mais Bonitas de Portugal