Dia de São Martinho pelo Mundo
Dia de São Martinho pelo Mundo

Dia de São Martinho pelo Mundo

Uma volta pela Europa!

O Dia de São Martinho é uma festa em honra de Martinho de Tours celebrada anualmente no dia 11 de novembro. Em Portugal para além de “ir à adega e provar o vinho”, manda a tradição que se faça um magusto, onde não podem faltar as castanhas assadas regadas com água-pé e jeropiga. Este magusto remonta a uma antiga tradição de comemoração do Dia de Todos os Santos, onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas.

Fogueira no magusto

O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações e os costumes variam de país para país, o facto de haver festa é a única constante, como se concretiza a festa ou o que se come neste dia varia quase radicalmente!

Espanha

No dia de “San Martín”, manda a tradição que se faça a matança do porco, costume que deu origem ao ditado popular “a cada cerdo le llega su San Martín”, em português: cada porco tem o seu São Martinho. Este ditado significa que cada pessoa receberá o seu devido pagamento pelos atos incorretos que cometeu.

Itália

É sem dúvida um dia importante para os Italianos, é nesta altura que os produtores experimentam o vinho novo (tal como Portugal). Em vez de castanhas assadas, os Italianos deliciam-se com um petisco chamado "zeppole or frittelle di San Martino", em português: donuts ou panquecas de São Martinho. As crianças andam pelas ruas da cidade, recitando um poema, empunhando tachos e panelas, pedindo doces e/ou dinheiro a todos com quem se cruzam. Esta tradição faz lembrar o “pão por deus” que ocorre no dia de todos os santos (ou dia dos mortos).

Suécia

Enquanto em Portugal celebramos o São Martinho no dia em que foi enterrado, dia 11 de novembro, na Suécia é celebrado na véspera, por tradição é feito um jantar constituído por sopa negra (feita com sangue de ganso), ganso assado e à sobremesa um bolo de maçã.

Bélgica

Apenas uma parte do país tem por tradição celebrar o São Martinho (Flanders). De uma forma simples, pode-se dizer que os festejos desse dia foram beber à Suécia e ao Natal em simultâneo, o que é curioso. O São Martinho é vivido acima de tudo pelas crianças, que percorrem as ruas com velas e lanternas ao mesmo tempo que vão entoando cânticos alusivos à data. No que toca à comida, o ganso é rei. Na noite de 10 para 11 de Novembro o São Martinho, armado em pai natal, deixa presentes para as crianças.

São Martinho procisão das lanternas

Alemanha

Na Alemanha o São Martinho é vivido de forma muito intensa, no que toca à gastronomia, o ganso assado e o porco dominam, no passado acendiam-se fogueiras*1 de forma a simbolizar a luz que o santo levou aos pobres, atualmente são mais vulgares as procissões com lanternas e cânticos (tal como na Bélgica). Os pequenotes deliciam-se com as guloseimas que recebem, enquanto os mais velhos degustam vinho quente.

Grã-Bretanha

O “Saint Martin’s Day” é vivido em festa tanto na véspera como no dia, mesas fartas fazem parte da tradição, a abundância alimentar vivida neste dia precede um período de jejum de 40 dias, período este em que as pessoas fazem a preparação espiritual para o natal. Hoje em dia, as festividades e a abundância continuam, a parte do jejum é que nem por isso, poucos o fazem, a purificação de espírito já não é o que era.

Croácia

São Martinho marca o dia em que as uvas fermentadas são transformadas em vinho. Os Croatas consideram, até esse momento, as uvas como sendo impuras e, como tal, é necessário batizar as uvas. Normalmente vestido de bispo, o líder da cerimónia é o dono da casa ou quinta. Tal como em vários países Europeus, na Croácia cozinha-se ganso e o "Mlinci", prato tradicional que consiste numa espécie de sopa de pão achatado.

 

*1 – As fogueiras eram chamadas de “Martinsfeuer”. Com a mudança para as lanternas o nome alterou-se para “Martins-Zuge”.