Emoções no Arikok National Park Aruba
Emoções no Arikok National Park Aruba
Emoções no Arikok National Park Aruba
Emoções no Arikok National Park Aruba
Emoções no Arikok National Park Aruba
Emoções no Arikok National Park Aruba
Emoções no Arikok National Park Aruba
Emoções no Arikok National Park Aruba

Emoções no Arikok National Park Aruba

Boné, garrafa de água, protetor solar, óculos e sapatilhas. Tudo pronto para começar um dia repleto de aventura! Ah... Quase esquecia o veículo 4X4, sem ele não vamos muito longe.

Elisabete Eugénio em Aruba

Com coragem e ânsia de adrenalina segui rumo ao lado selvagem da ilha, Arikok National Park Aruba, com vistas de tirar o fôlego, quilómetros de terreno repleto de catos de várias espécies, estalactites, estalagmites, antigos desenhos rupestres e morcegos nas afamadas cavernas de Aruba.

O Arikok National Park Aruba ocupa cerca de 20% da ilha, para entrar no parque paga uma taxa de 11 dólares, valor que reverte para a preservação do parque, programas educacionais e para os animais que circulam livremente pelos cerca de 2.907 hectares do Arikok.

Estes 34Km2  do Parque Nacional Arikok são o lar de uma variedade de atrações únicas e patrimónios culturais, incluindo cavernas grandiosas, desenhos rochosos indianos originais, formações de terra incomuns feitas de lava, diorito de quartzo e calcário. Seguindo pelos trilhos da natureza encontrará leitos de rios secos, dunas ("dunas of boca prins") e baías isoladas como Moro, Boca Prins e Dos Playa.

Guadirikiri Cave

Escuridão, sombras e humidade! Depois de saltos, mais saltos, emoções e vistas estonteantes eis que chegamos à "Guadirikiri Cave", ficamos intrigados com as formações cavernosas rasas no profundo recuo de pedra ao longo da costa de barlavento da ilha e depois de subir as escadas de pedra, sigo em direção a uma pequena abertura na imensa pedra, baixo a cabeça para investir na escuridão do mundo misterioso dos morcegos, não que eu seja muito alta, aconselho a ter cuidado com a cabeça e com os pés — piso irregular, com buracos e pouco percetível na escuridão. Ao iniciar a caminhada, já dentro da gruta, vai sentir-se recompensado com as visões memoráveis. (ver galeria)

Na entrada das grutas encontra guardas florestais, prontos para fazer um passeio consigo e partilhar informações interessantes sobre os desenhos rupestres e a arte natural dos estalagmites e estalactites.

Guadirikiri Cave

A Guadirikiri Cave é famosa pelas suas duas câmaras, iluminadas pela luz do sol que passa pelos buracos no teto da caverna, com aproximadamente 30 metros de extensão. Uma das câmaras está fechada aos turistas devido ao elevado risco de acidentes. Nas partes mais escuras da caverna estão morcegos, dizem que são centenas escondidos dos olhos atentos dos turistas, por mim passou apenas uma dessas criaturas da escuridão, que embora pequeno conseguiu fazer-me saltar um passo atrás!

No mesmo percurso, encontra a Fontein Cave é a mais popular das cavernas, já que é a única que tem desenhos dos índios Arawak no teto, e dá aos visitantes uma sensação real da história da ilha.

Piscina Natural Conchi

As cavernas ficam dentro do Arikok National Park Aruba. Onde também pode visitar a piscina natural conhecida como “Conchi“ (concha) ou 'Cura di Tortuga' (Enseada das Tartarugas). A atração é rodeada por um dos terrenos mais acidentados de Aruba, por isso, para alcançar a piscina natural é necessário descer uma extensa escadaria de pedra, 10 minutos depois, chegamos à beira-mar e ficamos com a sensação de ter "descoberto" algo único e selvagem.

Deparámo-nos com uma formação rochosa única: a pedra vulcânica circunda uma pequena depressão, formando uma piscina de águas normalmente calmas. Contudo, no dia em que visitei a "Conchi", o mar estava bravo, tornando impossível mergulhar nas águas caribenhas desse lado da ilha.

Jipe preso na rocha no Arikok Park Aruba

De volta ao 4X4, seguimos pela rota em direção à próxima beleza natural. Dez minutos depois, a estrada estava bloqueada: um jipe vermelho impedia a passagem. A extensão do terreno do Arikok National Park Aruba perde-se no horizonte, mas o caminho viável para os veículos é limitado. À primeira vista, parecia que as duas jovens 'proprietárias' do veículo tinham parado para tirar a fotografia perfeita (#tbt). No entanto, a realidade era outra: ao cruzarem com outro jipe, o cálculo foi mal feito, e o veículo ficou preso em cima de uma rocha.

Pusemos mãos à obra para ajudar as jovens belgas. Quinze minutos depois, problema resolvido! A visita à piscina natural "Conchi" já não era o objetivo destas turistas, que optaram por encurtar o passeio e seguiram atrás de nós. Agradecimentos trocados — sem abraços ou beijinhos, pois a Covid-19 não permite — e a aventura continuou!

Jipe visto do interior da Gruta em Aruba

Não é possível chegar a este local com um carro normal. Motoristas inexperientes são aconselhados a visitar a piscina, as grutas e a mina desativada em um safari de jipe ou outro veículo todo-o-terreno.

A visita ao Arikok National Park Aruba terminou em grande estilo, com uma chuva tropical a bordo de um 4X4 sem teto, refrescando as emoções num final de tarde quente e poeirento nas Caraíbas.

Coloque na lista: A visitar...

[Em atualização]