Casual Lounge Caffé: Bar e Galeria de Arte
Casual Lounge Caffé: Bar e Galeria de Arte
Casual Lounge Caffé: Bar e Galeria de Arte

Casual Lounge Caffé: Bar e Galeria de Arte

É em Paris que nasce a paixão pela arte! Manuel Delgado é filho de uma pequena aldeia no centro do país, nasceu a 18 de novembro de 1966, em Almogadel, no conselho de Ferreira do Zêzere, local onde cresceu e viveu até parte da sua adolescência. Na década de 80, Manuel rumou à cidade das luzes onde estudou, primeiro, engenharia de produção e depois letras modernas (linguística) na faculdade Pierre et Marie Curie (Paris VII) bem no coração da capital francesa.

Foi durante esse período, em Paris, que o convívio com artistas (Place du Tertre*1) e a facilidade com que a arte é posta ao alcance do público em geral, desenvolveu “o meu bichinho pelas artes em geral e em concreto a pintura”, partilha Manuel Delgado. A Place du Tertre é local de exposição permanente para cerca de 140 artistas (pintores, retratistas, cartunistas), que produzem e expõem as suas obras ao ar livre.

No final da década de 80, Manuel regressa a Portugal, cumpre a sua obrigação militar, na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, entra no mercado de trabalho, casa e passa a viver na capital. Quando questionado sobre o melhor momento da sua vida, Manuel destaca, sem hesitar, o nascimento dos seus filhos, Ricardo e Miguel, de 26 e 22 anos, respetivamente.

A sua carreira profissional foi diversa, percorreu vários setores de atividade, tais como: moda, iluminação técnica, artes gráficas, entre outros. Contudo, a área da logística esteve sempre de alguma forma ligada às funções que desempenhava, o que ajudou no momento do empresário criar o seu próprio negócio. Ter tido a oportunidade de trabalhar em setores de mercado bastante diferentes foi uma mais-valia para aumentar o seu “know how” e fez com que Manuel ao longo dos anos viajasse por vários países europeus e fosse assimilando experiências e convivências, trazendo para o seu projeto um conceito único.

Um projeto maturado durante vários anos! A ideia de ter um espaço que fosse simultaneamente um bar e uma galeria de arte “foi amadurecendo ao longo das minhas vivências pessoais e profissionais. Eu queria ter um espaço onde ambas as áreas pudessem conviver e ser suplementares. Onde se poderia mostrar arte ao comum dos mortais, aqueles que em situação normal do dia-a-dia não se deslocariam a uma galeria convencional”, explica o empresário.

Casual Lounge Caffé

Nasce assim o Casual Lounge Caffé, há quase 13 anos, a 12 de março de 2009, abriu portas ao público com a participação de Gina Frazão e Romão Peres, os primeiros artistas convidados, aos quais muitos outros criadores se seguiram.

Manuel Delgado conta com a companhia de Ricardo, o jovem, de 26 anos, trabalha com o pai no Casual Lounge Caffé, que, segundo o empresário “devido às circunstâncias socioeconómicas do país”, é uma empresa familiar. Manuel fez questão de realçar o apoio incondicional da sua mulher, Elisabete, que trabalha na área da contabilidade, e de toda a família, desde o início do projeto: "sem eles não teria sido possível".

Ao entrar no Casual Lounge sente-se a sua filosofia, é um local informal e acolhedor, um ambiente cosmopolita e cuidado com uma decoração “clean” mas confortável. Um espaço onde podemos descontrair passando uma tarde calma, ideal para relaxar e tomar uma bebida ou um cocktail, conversar com os amigos, marcar uma reunião, ler um livro, escrever ou simplesmente tomar um café enquanto navegamos pelas autoestradas da informação através da rede “wi-fi” que o espaço disponibiliza aos seus clientes. Por outro lado, as noites são animadas, sempre numa toada descontraída, ao som de boa música, ideal para o início da noite, o Casual Lounge Caffé é um ponto de encontro por excelência. A arte e a cultura são uma presença constante no espaço através de exposições de pintura, escultura, fotografia, entre outros eventos.

Nestes 13 anos de vida, com muitas histórias para contar, Manuel Delgado garante que têm sido anos “fabulosos, com convivências e experiências extraordinárias”. Contudo, a pandemia covid-19 “veio influenciar de forma negativa tanto a nível financeiro como no ritmo programado das nossas exposições”, sublinha o empresário, referindo que devido a estes dois anos de pandemia: “todo o setor da restauração e similares, esteve e está completamente virada ao contrário e, nós não fugimos à regra.

Contudo, o calendário de exposições está pleno até janeiro 2023. “Vão surgindo sempre novos artistas com vontade de mostrar as suas obras... o que para nós é gratificante.”, garante o empresário.

Casual Lounge Caffé exposição

Neste momento está patente, no Casual Lounge Caffé, a exposição “Just Me”, de Davide Susca, com a curadoria da Marchand d`Art Olga e Sousa, até 11 de março. Logo de seguida, dia 12 de março as pessoas vão poder ver a exposição “Ritmos Intemporais & Novas Procuras”, de Liseta Niza & Isabel Massapina, que estará no Casual Lounge até 3 de junho. Depois vão poder também ver as obras da pintora Teresa Vicente e “nos intervalos estamos a planear alguns eventos de cariz artístico”, adianta Manuel Delgado. Vamos ficar atentos!


*1 A Place du Tertre é uma praça localizada no distrito de Montmartre, é um dos locais turísticos mais frequentados de Paris, principalmente pela sua proximidade da Basílica de Sacré Cœur, mas também pela sua riqueza artística e cultural. Além de reunir diversos restaurantes e cafés com mesas na calçada, a Place du Tertre é local de exposição permanente de 140 artistas (pintores, retratistas, cartunistas), que produzem e expõem suas obras ao ar livre.

Gostou do texto? Deixe abaixo a sua reação...smiley