A Voz de quem vive no Isolamento
Sete mulheres uniram-se e, há cerca de 20 anos, fundaram a Associação Coração Amarelo, uma IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social. A Coração Amarelo, tem como objetivo apoiar as pessoas que vivem em solidão, pessoas que procuram companhia e ajuda nas tarefas do quotidiano. Sempre a crescer, a Associação Coração Amarelo conta com mais de 700 voluntários, por todo o país.
Atualmente, a Coração Amarelo tem sete Delegações espalhadas por várias zonas do país: Lisboa, Oeiras, Cacém, Cascais, Sintra e Porto e Bouceiros / Porto de Mós.
Criada por sete amigas, atentas e sensíveis aos problemas sociais, Rosa Maria Araújo, Maria Manuela Marques Alves, Elvira Rojão, Helena Cadete Bernardo, Lisete Oliveira, Lucília Fernandes de Campos e Ana Pires Marques, que se juntaram para centrar a atenção no combate à solidão dos mais idosos.
“O Coração Amarelo faz companhia a mais de 500 pessoas. Com a sua ajuda queremos chegar mais longe!”
Em plena pandemia, a Associação lançou um projeto para todos os que vivem em isolamento: “A voz de quem TRATA por TU o ISOLAMENTO". Na sequência da Covid 19, o isolamento passou a ser uma realidade para muita gente, e é um dos problemas que a Associação Coração Amarelo quer resolver ou, pelo menos, minimizar. Contudo, antes de esta pandemia assolar o mundo já havia muitas pessoas que conheciam a solidão e há anos tratam o isolamento “por tu e encontraram estratégias para se manter vitais, mesmo com todas as limitações.”
A Coração Amarelo deu voz a estas pessoas, que partilham com toda a gente o seu dia-a-dia, dando dicas, contando as suas experiências.
Ouça as vozes do Coração Amarelo através das entrevistas que a Associação, na voz da voluntária Sónia Ferreira, fez a várias pessoas que vivem sozinhas. Aproveite todas as dicas partilhadas e registe algumas ideias para ocupar o seu tempo livre.
"A voz de quem trata o isolamento por tu!"
1ª História | Voz de Milai
2ª História | Voz de Luíza
3ª História | Voz de Carolina
"No Coração Amarelo contamos com a ajuda de toda a sociedade para podermos desenvolver as nossas atividades!"
Em breve vamos divulgar mais Histórias de Vida e mais Vozes da Associação Coração Amarelo.
Fonte | Associação Coração Amarelo