5 dicas saudáveis que cabem na mala de viagem
Já começou a contagem decrescente, chegamos aquela fase em que o tempo custa a passar, faltavam 15 dias, entretanto passaram apenas 5 e ainda faltam 10. Quase que apetece afixar na parede da sala de estar um calendário gigante onde cada "X" marcado nos deixa mais próximo de ser feliz, mas a conotação com o mundo prisional depressa o fez desistir da ideia, ou seja, está tudo na sua cabeça.
As merecidas férias de verão de 2021 vão mesmo acontecer, as reservas já estão confirmadas, as vacinas estão a bordo, o protetor solar infelizmente já ultrapassou a validade, mas em compensação, a cadeira de praia do ano passado ainda “bomba”.
Com o subsídio de férias e o reembolso do IRS a fervilhar no seu bolso, a inquietação não dá tréguas, nem uma ida às praias da linha de Cascais no fim de semana consegue atenuar os sintomas. A marcação da revisão à viatura está marcada e confirmada, sim você já pensou em tudo, nada será negligenciado, o patrão está avisado e agora é só chegar à “casa partida”.
Segundo o dicionário, o significado de férias parece claro:
“Época de repouso após um ano de trabalho, tempo de descanso, mudança das rotinas quotidianas que ajudam a restaurar o bem-estar e a boa disposição”.
Torna-se evidente que para umas verdadeiras férias é mesmo necessário uma mudança de rotinas, começando por uma mudança de local geográfico de forma a ter oportunidade de desenvolver outro tipo de atividades. Fuga à poluição ambiental e sonora? Também… São de salutar alterações nos horários de acordar/deitar, no número de horas de sono, nos hábitos de leitura, nos convívios. Deve abraçar todas as atividades que o façam feliz e se possível, promovendo o contacto com a natureza e que promovam o convívio e a atividade física, elevando o conceito de lazer a outro patamar.
As mencionadas mudanças podem levar à alteração dos hábitos alimentares e de atividade física, contribuindo para o desequilíbrio das suas glicémias e ao consequente aumento de peso. Ao rever o significado de férias, em nenhum momento é recomendado que deixe de cuidar da sua saúde, muito pelo contrário, para se sentir bem e usufruir ao máximo, os bons hábitos alimentares não podem deixar de estar na sua mala de viagem.
Não acha que deveria dar férias ao computador, tablet, consolas e smartphone? Seja tolerante com a sua tecnologia, deixe-a descansar um pouco, depois de um ano de trabalho intenso e permanente eles também merecem uma folga.
Muitas vezes, as férias são sinónimo de alguns deslizes, a busca de prazer leva-nos por caminhos sinuosos. A ideia de que comer de uma forma saudável significa uma grande perda de sabor ou de prazer é completamente errada e está na génese do problema.
Comer com prazer, não significa comer de forma descontrolada e sem critério, é preciso ampliar a oferta de nutrientes de forma a reeducar o seu paladar e sentir-se feliz.
De forma a usufruir das férias em plenitude deixo aqui algumas… Não quero chamar de “recomendações”, “mandamentos” ou muito menos “regras”, pois esse palavreado não coabita bem com as férias… chamemos-lhe:
5 boas ideias que cabem na sua mala de viagem…
1 - Conduza ou não, beba por favor: vá para onde for, tenha sempre à mão água ou outros tipos de bebidas não açucaradas, isentas de gás e álcool. Vai conseguir manter-se sempre bem hidratado.
2 - Três vezes ao dia é muito pouco… Não descure as refeições intermédias, pelo menos um lanche a meio da manhã e outro à tarde é importante para evitar a sensação de muita fome ou de desejos muito calóricos. Lembre-se que no que toca a férias, Berlim não é uma boa “cidade”.
3 - Da época são muito boas e, para além de docinhas, ajudam a hidratar: diariamente consuma pelo menos 5 peças de fruta: melancia, melão, pêssegos, nectarinas, ameixas, uvas. Pode também fazer ótimos gelados e sumos caseiros sem usar grandes quantidades de açúcar ou de gordura.
4 - Os vegetais não gostam de tirar férias: faça o seu churrasco na mesma, não custa nada ter uma ótima salada a acompanhar, mesmo que as batatas fritas estejam presentes. Não é nada prazeroso ter um intestino bloqueado por uma semana, certo?
5 - Estacione o carro e não o corpo: os seus 650 músculos não querem tirar férias, use-os diariamente: caminhar, correr, pedalar, raquetes de praia, nadar, ginásio do hotel…Ninguém o vai parar este verão!
Seja na praia ou à sombra de uma árvore no meio do campo, leve um lanchinho inesquecível:
Wraps de Frango (sem glúten)
Ingredientes | Recheio 1 Dose:
► 2 folhas grandes de alface;
► 150 gramas de frango (ou peru) picado;
► 1 tomate pequeno;
► 1 dente de alho;
► 1 Pimento (a gosto);
► Pó de caril (a gosto);
► Cominhos (a gosto);
► Piri-piri (a gosto);
► Sal e pimenta (a gosto);
Ingredientes | Massa (3 Wraps de 30 cm):
► ½ Xícara (120 ml) de farinha de coco ou Farinha Milho ou Farinha Amêndoa
► 2 colheres de sopa (15 ml) de physillium
► 1 colher de sopa de azeite
► 1 colher de chá rasa de sal
► 1 Chávena (240ml) de água quente
► Orégãos ou manjericão seco.
Preparação
Num wok, deve saltear a carne com um fio de azeite, alho picado, tomate partido aos cubos e o pimento.
Depois, tempere com cominhos, caril, sal, pimenta e piripíri.
Deixe cozinhar e polvilhe com coentros no final.
Por fim, é só estender uma folha de alface, colocar por cima um pouco da carne e enrolar.
Bom apetite e sem culpas!