Rapidinhas
Edição | 02 de setembro
União Europeia deve refletir sobre capacidade de reformar outras sociedades
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu hoje que a União Europeia deve meditar sobre os limites da sua capacidade para reformar outras sociedades, à luz do sucedido no Afeganistão, onde a comunidade internacional falhou nessa matéria.
Fonte | Lusa
Fotografia | Autoria - Ministério das Relações Exteriores da Estónia
Portugal recebeu sete refugiados oriundos da Turquia
Portugal acolheu, a 2 de setembro, sete refugiados oriundos da Turquia, elevando para 818 o total de pessoas recebidas ao abrigo do Programa Nacional de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou hoje o Governo.
Fonte | Lusa
Human Rights Watch pede à ONU que reforce defesa dos direitos humanos
A organização Human Rights Watch (HRW) apelou hoje ao Conselho de Segurança para reforçar a capacidade da missão das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA) para “monitorizar, investigar e informar sobre violações dos direitos humanos” naquele país.
Fonte | Lusa
Edição | 22 de julho
Calçada portuguesa inscrita no Inventário de Património Cultural Imaterial
A “arte e saber-fazer da calçada portuguesa” foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, quatro meses depois da abertura do processo, segundo anúncio publicado a 22 de julho, em Diário da República.
Proposto pela Associação da Calçada Portuguesa, o processo foi aberto a 9 de março, dez dias depois, era apresentada a candidatura de inscrição da “arte e saber-fazer da calçada portuguesa” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Quatro meses depois a proposta foi aceite, segundo o anúncio publicado esta quinta-feira em Diário da República.
A Associação da Calçada Portuguesa identificou algumas das ameaças à preservação deste tipo de pavimento, entre elas estão: a diminuição no número de mestres calceteiros, a falta de manutenção e a má construção, a forte concorrência de outro tipo de pavimentos e o declínio das indústrias de extração e de transformação da pedra.
Fonte | Diário da República
Reforço de sete milhões de euros para canis municipais e associações zoófilas
O Governo desbloqueou a transferência de sete milhões de euros para canis municipais e associações zoófilas, dando cumprimento a uma determinação do Orçamento do Estado deste ano, segundo um despacho hoje publicado no Diário da República.
"A Lei do Orçamento do Estado para 2021 previu a transferência para a administração local neste ano de sete milhões de euros para investimento nos centros de recolha oficial e no apoio à melhoria das instalações das associações zoófilas legalmente constituídas. A execução destes incentivos seria definida por despacho dos membros do Governo"
Despacho, com data de 15 de julho, publicado a 22 de julho.
Os sete milhões de euros serão transferidos para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que terá depois 30 dias para divulgar na sua página na Internet e no Diário da República "as regras, procedimentos e prazos para candidaturas ao financiamento".
O despacho, assinado pelo ministro das Finanças, pelo do Ambiente e pela da Administração Pública, determina que podem candidatar-se a estes fundos municípios, municípios em conjunto com associações zoófilas "legalmente constituídas", agrupamentos de municípios, associações de municípios "de fins específicos" e entidades intermunicipais.
Fonte | Diário da República
"Operação Trapos" deteta esquema de fraude de 7,5 ME em IRC, IVA e subsídios
O fisco e a PJ desmantelaram uma rede de fraude organizada que operava no setor da indústria têxtil, cujo esquema terá resultado na obtenção de vantagens patrimoniais ilegítimas em impostos e subsídios no valor de 7,5 milhões de euros.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) refere, em comunicado, que o esquema em causa tinha por base a existência de diversas sociedades geridas, "de facto, por um único indivíduo que, socorrendo-se do auxílio de funcionários, contabilistas e os chamados 'testas de ferro'" conseguiu obter vantagens patrimoniais ilegítimas em sede de IRC e IVA, bem como subsídios.
Para este efeito era usado um "complexo esquema de faturação cruzada", utilização de faturação falsa e realização de negócios não faturados.
À frente da "Operação Trapos" está a Direção de Finanças do Porto, a Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, no âmbito de uma equipa mista de investigação dirigida pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Paredes.
Fonte | Lusa
Edição | 15 de julho
Como vão decorrer os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020?
Devido à situação pandémica, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram adiados e vão acontecer oficialmente, daqui a poucos dias, de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.
Contudo, embora a Cerimónia de Abertura esteja marcada para 23 de julho, alguns eventos vão começar dois dias antes da abertura oficial, tais como: basebol, softbol e futebol, começam a 21 de julho.
Os Jogos Olímpicos vão ter 339 eventos divididos em 33 desportos, encontre a programação completa da competição aqui.
A sede dos Jogos Olímpicos é Tóquio, no Japão, embora a competição de vários desportos e eventos vão ocorrer em locais fora da capital japonesa.
A competição vai acontecer em 41 locais diferentes, incluindo o Estádio Nacional do Japão, o Estádio de Tóquio e o Estádio de Yokohama.
Fonte | Olimpiadas "Todo Dia"
Veja também | Jogos Olímpicos: Um ano de Atraso e em Estado de Emergência
Atrasos na vacinação de crianças pode criar "catástrofe absoluta" - OMS
A Organização Mundial da Saúde alertou para um risco de "catástrofe absoluta" se o perigoso atraso na vacinação das crianças devido à pandemia de covid-19 não for recuperado e se as restrições de saúde forem levantadas muito rapidamente.
"Em 2021, temos potencial para se produzir uma catástrofe absoluta", avisou a diretora do Departamento de Vacinação da Organização Mundial de Saúde, em Genebra.
A pandemia obrigou a desviar recursos e pessoal para a luta contra a covid-19, com muitos serviços de saúde a encerrarem ou reduzirem horários.
As pessoas tornaram-se também reticentes em deslocarem-se com receio de se contagiarem, quando as medidas de confinamento já não as impediam.
As crianças não protegidas e um levantamento muito rápido das restrições sanitárias contra a covid-19 – que protegiam também, em parte, de algumas doenças infantis – estão já a revelar efeitos, por exemplo, com surtos de sarampo no Paquistão, sublinhou a responsável da OMS.
Fonte | Lusa
Tribunal de Contas contra subsídios da Câmara de Lisboa à Associação de Turismo
O Tribunal de Contas (TdC) considerou que a Câmara de Lisboa (CML) não pode atribuir subsídios à Associação de Turismo de Lisboa (ATL), porque o protocolo entre as duas entidades é ilegal.
Numa nota divulgada hoje, o TdC considerou que o acordo entre as duas entidades, que permite a atribuição de subsídios da câmara à ATL, carece de “habilitação legal” porque não tem em conta que a Associação de Turismo de Lisboa – Visitors and Convention Bureau, apesar de ser uma participada do município, tem formalmente o estatuto de entidade de direito privado.
Fonte | Lusa
Edição | 8 de julho
Spike Lee afirma que o mundo é dominado por "bandidos"
O realizador norte-americano Spike Lee, que preside ao júri do festival de Cinema de Cannes, afirmou que o mundo é “governado por bandidos” e deu como exemplos o brasileiro Jair Bolsonaro e o russo Vladimir Putin.
Spike Lee, o primeiro negro a presidir ao júri de Cannes, falava na conferência de imprensa de abertura do festival francês, ladeado pelos outros jurados da seleção oficial da 74.ª edição, entre os quais o realizador brasileiro Kleber Medonça Filho.
Na conferência de imprensa, Spike Lee lamentou que se perpetuem os ataques racistas ou contra a comunidade LGBTQI+, sublinhando que “o mundo é gerido por bandidos”.
“Não têm moral, não têm escrúpulos. É o mundo em que vivemos e temos de continuar a denunciar bandidos como eles”, disse, nomeando os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Rússia, Vladimir Putin.
Fonte | Lusa
Kleber Mendonça Filho ataca a governação de Bolsonaro
A govermação de Jair Bolsonaro foi abordada durante a conferência de imprensa por Kleber Mendonça Filho, o realizador criticou a gestão da pandemia da covid-19 no Brasil e lamentou o “desprezo pela Cultura”.
“A Cinemateca do Brasil está encerrada há mais de um ano, todos os técnicos e especialistas foram despedidos. Quando as pessoas de fora do Brasil me perguntam como podem ajudar, eu digo-lhes que é escrevendo sobre isso, falando sobre isso”, afirmou Kleber Mendonça Filho.
Fonte | Lusa
Rio de Janeiro confirma realização do Carnaval em fevereiro de 2022
O Rio de Janeiro voltará a comemorar o Carnaval em fevereiro de 2022, após o cancelamento da edição desde ano devido à covid-19, transmitiu a Liga Independente das Escolas de Samba - Liesa - do município.
"Teremos Carnaval em fevereiro de 2022!!! Contrato devidamente assinado entre a Liesa, prefeitura do Rio de Janeiro e Riotur [empresa de turismo do município]. (...) Salve o Samba", escreveu na rede social Instagram o diretor de marketing da Liesa, Gabriel Oliveira David.
Fonte | Lusa