15 Dicas para Turbinar a Sua Saúde
Nos dias de hoje, são inúmeros os que se queixam de falta de disposição, cansaço físico, mental, lapsos de memória, irritabilidade e baixa de libido. Mas, o que poucos sabem é que tais sintomas e sinais não devem ser considerados como normais do envelhecimento e sim correlacionados com o modo que se vive a vida.
Mudanças no estilo de viver, aliado a um ambiente mais salutar, podem reduzir as agressões produzidas no organismo, melhorando a qualidade de vida.
Abaixo listei 15 dicas para você turbinar a sua saúde como um todo. Não acredita? Teste e depois me diga, mas lembre-se: a melhora nos sintomas vem com o tempo, pois não se apaga em poucos dias agressões provocadas durante toda uma vida.
Eis as dicas:
1. Reduza a exposição a ondas eletromagnéticas e a eletrónicos em geral. As ondas eletromagnéticas interferem na saúde das células em nível molecular.
2. Evite o uso de maquilhagens e desodorizantes que contenham alumínio, pastas dentais com flúor, shampoos com parabeno, dentre outros agentes tóxicos.
3. Evite cozinhar em panelas de alumínio e tachos de cobre, ou aquecer produtos plásticos no micro-ondas. Elas libertam alumínio, cobre, além do Bisfenol A e Ftalatos (tipos de xenobióticos), agentes perniciosos para a saúde.
4. Tome líquidos em copos de vidro, nunca em copos plásticos (especialmente líquidos quentes).
5. Gerencie melhor o stresse e a ansiedade do dia-a-dia. Em situações de ansiedade, respire fundo, avalie a situação e a importância real do problema. Resolvê-lo depende somente de você? Delegue um pouco mais as funções e entregue ao Universo aquilo que não dependa da sua ação.
6. Realize as suas coisas para que fiquem boas, mas evite a perfeição. Lembre-se: feito é melhor do que perfeito! Seja "flow".
7. Traga a vida para o presente... A vida acontece agora. Viver no passado e no futuro é uma das principais razões para ansiedade e stresse.
8. Pratique exercício físico regular e com moderação. Exercícios libertam substâncias químicas essenciais ao bem-estar pleno e à saúde.
9. Procure dormir adequadamente, corrigindo, inclusive, o ambiente do quarto. Evite exposição desnecessária a agentes luminosos à noite, bem como filmes, livros e músicas excitantes. Uma noite mal dormida não pode ser recuperada.
10. Procure equilibrar o peso. Sobrepeso/obesidade são fatores altamente perniciosos à saúde e causam inflamação crónica importante, base para a esmagadora maioria das doenças conhecidas.
11. Otimize a saúde do seu intestino! Intestino doente é caminho aberto para inúmeras patologias.
12. Tome muita água... 70% do corpo de um adulto é constituído por água. A quantidade de água ingerida diariamente é entre 30 – 50ml/kg de peso corporal.
13. Evite o consumo de álcool e de tabaco. Essa regra é básica aos que querem uma saúde melhor.
14. Não utilize medicamentos e suplementos por conta própria. Tal conduta pode atrapalhar mais do que ajudar.
15. Pratique dieta de menor teor inflamatório. Uma dieta de potencial anti-inflamatório não visa apenas reduzir as calorias...
A dieta deve visar reduzir o consumo de:
► Carboidratos Refinados, Açúcares e Adoçantes;
► Proteínas Animais em excesso;
► Gorduras Inflamatórias (hidrogenada, trans e saturada);
► Lácteos (não pela lactose, mas pela caseína);
► Trigo (e suas farinhas, inclusive as integrais), Cevada, Lúpulo, Centeio (por causa do glúten, proteína inflamatória);
► Conservantes, Aditivos Alimentares, Corantes, Estabilizantes e Realçadores de Sabor (Sazon ou temperos ricos em glutamato monossódico);
► Vegetais plantados com agrotóxico (prefira os orgânicos);
► Alimentos Processados e Ultra processados.
Autor | André Luís de Castro - Médico com residência em Clínica Médica